Correio dos Campos

Projeto de Hortas Comunitárias de Ponta Grossa está entre os selecionados do Prêmio Gestor 2019

29 de outubro de 2019 às 18:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa está novamente entre as cidades paranaenses selecionadas para o Prêmio Gestor 2019. Nesta edição, a sétima da iniciativa, 208 projetos de 82 cidades foram cadastrados na competição. Cinquenta e dois projetos foram selecionados para competir entre os melhores do Paraná, sendo o projeto de hortas comunitárias “Cultivar Energia” o representante de Ponta Grossa. A cerimônia de premiação acontece na Assembleia Legislativa do estado no dia 12 de novembro.

Desenvolvido através de ação integrada entre Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Copel, o projeto ‘Cultivar Energia’ proporciona o cultivo de hortaliças em áreas da rede de alta-tensão localizadas em conjuntos habitacionais do município. Além de promover a alimentação saudável e a geração de renda para as famílias participantes, o projeto também serve como meio de conscientização e disseminação de conhecimentos acerca dos cuidados próximo a rede elétrica.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel, a seleção do projeto demonstra a qualidade das iniciativas promovidas pela Prefeitura de Ponta Grossa, sempre buscando a inovação nos processos e a integração da comunidade. “Estou muito feliz com o reconhecimento dessa iniciativa promovida pelo Município e pela Copel que, além de levar informações essenciais para a segurança das famílias, também promove uma melhoria na alimentação e a possibilidade de geração de renda através de um projeto que integra as pessoas e dão a elas uma noção ainda maior de pertencimento e do cuidado com o espaço que é de todos”, comemora Rangel.

Para o diretor-presidente da Prolar, Dino Schrutt, o grande diferencial do projeto é a integração de diferentes instituições com o objetivo de promover um projeto de impacto real e imediato na vida dos mutuários da Companhia. “Oferecer oportunidades para que as famílias assistidas pela Prolar sejam integradas e criem raízes nos nossos empreendimentos têm sido um dos pilares das nossas ações, pois entendemos que viabilizar moradias é apenas um dos passos na transformação da vida dessas famílias. Por isso o projeto Cultivar Energia é tão importante, pois ele fornece subsídios para que essas famílias tenham uma maior qualidade de vida e cria dentro da comunidade a figura de agentes disseminadores de informações que repercutem na segurança de todos em relação às áreas de alta-tensão. Outro ponto importante é o acolhimento e cuidado dessas áreas, que antes não tinham função e agora assumem uma nova função social, promovendo a transformação do cotidiano das famílias que participam do projeto”, destaca.

Além do trabalho de seleção das famílias e organização dos procedimentos promovidos pela Prolar, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), oferece todo o apoio técnico para o cultivo da horta. São fornecidas mudas, auxílio na limpeza e acompanhamento técnico durante todo o processo de plantio e de colheita.

Prêmio Gestor

O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná e tem como objetivo valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.