Correio dos Campos

Doutores Palhaços recebem título de Utilidade Pública

Deputada Mabel Canto (PSC) auxiliará na obtenção de recursos do estado para a ONG
28 de outubro de 2019 às 14:15
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a deputada Mabel Canto (PSC) entregou para a Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria, um certificado emitido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) da Lei 19.943 de 2019, que concede o título de Utilidade Pública, sancionada pelo governador Ratinho Júnior. A partir de agora, a entidade que realiza atendimento voluntário de humanização hospitalar em instituições de saúde de Ponta Grossa terá condições de receber recursos estaduais.

De acordo com a deputada, a lei aprovada e em vigor é o reconhecimento do trabalho realizado pela ONG na humanização do ambiente hospitalar, como também, agora poderá pleitear recursos com o governo do estado para melhorar e ampliar o atendimento. “Os Doutores Palhaços trazem alegria e esperança para as pessoas que estão internadas nos hospitais. Propus o projeto de utilidade pública estadual por entender que a Prefeitura cortou de maneira indevida o auxílio do Município para a ONG e agora, iremos buscar recursos estaduais para a continuidade do trabalho”, ressalta.

O coordenador geral da ONG, Bruno Madalozo, explica que por mais que os palhaços são voluntários, a organização tem CNPJ, tem despesas, tem que pagar tributos e os voluntários devem ser capacitados, não somente no quesito artístico, mas também no controle de infecções. “Este reconhecimento foi muito importante para nós, porque veio após um momento em que nossa credibilidade foi colocada em xeque pela Prefeitura, que alegou que nossa documentação não estava em dia”, disse Madalozo, que salienta que o amor ao trabalho não deixou que a iniciativa parasse.

A deputada salientou que para o projeto passar, a instituição que pleiteia o título de Utilidade Pública deve estar com todas as certidões em dia. Caso contrário o projeto não é aprovado na Alep. “A prova é este certificado, que é a Utilidade Pública estadual chancelada pela Assembleia e sancionada pelo governador Ratinho Júnior. A ONG é muito correta, além do belo trabalho que realizam. Os problemas não foram da ONG e a prova é esta honraria”, disse Mabel, que frisou que fica muito feliz de este ser seu primeiro projeto de lei aprovado desde que assumiu o mandato no início deste ano.