Correio dos Campos

Com foco em inovação e tecnologia, região de Ponta Grossa terá plano de desenvolvimento

Plano contará com sugestões de representantes de instituições de ensino, de órgãos públicos e de empresários
25 de outubro de 2019 às 17:34
Diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, ministrou o workshop ‘Ecossistema de Inovação e a Importância para o Desenvolvimento Local’. (Divulgação/Rodrigo Czekalski)

COM ASSESSORIAS – Representantes de instituições de ensino, de órgãos públicos e lideranças dos setores produtivos participaram, nesta quinta-feira (24), do workshop ‘Ecossistema de Inovação e a Importância para o Desenvolvimento Local’, ministrado pelo diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini.

O evento, que foi acompanhado por representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), aconteceu na Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, e contou com a presença do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior; do vice-governador do Estado e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Darci Piana; além do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; entre outras autoridades.

O diretor de Operações do Sebrae/PR reforçou que, com o fortalecimento do ecossistema de inovação, é possível ter mais empresas inovadoras e novas startups, atuando pelo desenvolvimento econômico do Estado e dos municípios. “Em Ponta Grossa já temos um trabalho sendo desenvolvido pelo Sebrae/PR, juntamente com diversas instituições e órgãos públicos. A ideia é reforçar a importância de planificar processos, alinhar e potencializar ações para que o município e região tenham mais prosperidade”, projeta Agostini.

O consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, acredita que a região tem todos os elementos necessários para o fortalecimento do ecossistema de inovação. O próximo passo é a construção de um conjunto de ações, que contará com sugestões dos atores envolvidos com a inovação e tecnologia na região dos Campos Gerais.

“Tudo isso olhando para as áreas de química e materiais, agronegócio, mecatrônica e tecnologia da informação e comunicação, apontadas no mapeamento do ecossistema, com o maior potencial de alavancar a economia dos Campos Gerais dentro da perspectiva da inovação e tecnologia”, explica o consultor do Sebrae/PR. O estudo foi realizado pela Fundação Certi, em 2017, a pedido da Prefeitura de Ponta Grossa e do Sebrae/PR.

Para o mês de novembro, juntamente com o CDEPG, serão realizados dois workshops de planejamento. O objetivo é construir, juntamente com o Plano de Desenvolvimento de Ponta Grossa 2043, um plano de ações com foco na inovação e tecnologia para os Campos Gerais.

“O CDEPG é um ator dentro do processo, mas temos um movimento interessante puxado pelas cooperativas agrícolas da região. Por isso, da importância de trabalharmos um plano regionalmente”, comenta Marlon. Para ele, as ações articuladas pelo Sebrae/PR estão alinhadas com iniciativas do governo, que pretende transformar o Paraná em um Estado inovador e planejado.

Em seu discurso, o governador do Paraná ressaltou a importância do CDEPG e de reunir instituições, órgãos públicos, empresas e entidades para pensar ações em prol da cidade, assim como fez Maringá, pioneira neste processo, e que elaborou um planejamento para até 2050. “Quando reunimos pessoas do bem, discutindo, pensando assuntos pertinentes e buscando algo em comum, as soluções acontecem”, disse Ratinho Junior.