Correio dos Campos

Escritório de Compras é lançado em Ponta Grossa

Iniciativa auxiliará empresários locais participarem de concorrências públicas
23 de outubro de 2019 às 18:04
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (22), A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), juntamente com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa lançaram, no evento Fomenta Ponta Grossa, realizado pelo Sebrae no Bourbon Ponta Grossa Hotel, o Programa Escritório de Compras. A iniciativa auxiliará empresários a venderem seus produtos para o setor público.

O escritório terá um espaço dentro da ACIPG e vai orientar sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações.

Juliano Kobellache, diretor da pasta de Micro e Pequena Empresa da ACIPG, comenta que o Escritório de Compras será uma ferramenta importante aos empresários enquadrados como MEI, Micro e Empresas de Pequeno Porte. Segundo ele, a iniciativa promoverá a integração entre as instituições públicas que demandam produtos e serviços e os empresários que podem ser fornecedores do setor público. “Além de divulgar os editais de compras públicas, de forma direcionada, por atividade aos associados, a ACIPG fará o atendimento com orientações para o cumprimento das exigências e documentos necessários para a participação nos certames licitatórios”, explica.

A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Prefeitura de Ponta Grossa, Tônia Mansani aponta que o Escritório de Compras tem papel fundamental no apoio aos pequenos negócios no que diz respeito à divulgação das oportunidades, assessoria na interpretação do edital e análise da viabilidade de participação. “A Prefeitura de Ponta Grossa e o município só têm a ganhar com o fortalecimento do nosso ambiente de negócios”, ressalta Tônia.

O diretor salienta que para as empresas, o Escritório de Compras será mais uma opção para ampliação de mercado, da mesma maneira para os órgãos públicos que terá uma forma de divulgação direcionada, oportunizando uma maior concorrência, e por consequência, melhores preços. “Estou otimista que esta medida promova maior circulação do dinheiro na economia local e gere maiores oportunidades aos nossos empreendedores locais”, finaliza Kobellache.

Outras entidades como o SEBRAE também estão disponibilizando consultores para orientação aos empresários que desejam experimentar este nicho de mercado de forma planejada.

Fomenta Ponta Grossa

Empresas de micro e pequeno porte e compradores públicos e privados puderam participar na última terça (22), do Fomenta Ponta Grossa, realizado para estimular o desenvolvimento e a inclusão dos pequenos negócios no mercado de licitações. O evento aconteceu no Hotel Bourbon, e tem a parceria do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Faciap, Governo do Paraná, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Observatório Social de Ponta Grossa.