Correio dos Campos

Vinícius Camargo apresenta medida para zerar filas nas UBS de PG

Vereador quer implementar protocolo de Enfermagem que agiliza atendimento em outras cidades brasileiras
22 de outubro de 2019 às 18:01
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O vereador Vinícius Camargo (PMB) apresentou uma proposta que pode contribuir com a diminuição de filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. O parlamentar enviou ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) uma moção de sugestão legislativa que prevê a adoção do protocolo de consulta de Enfermagem – a prática busca valorizar os profissionais da Enfermagem, além de agilizar o atendimento da população.

A moção do vereador é acompanhada de uma minuta para um projeto de lei que trata do tema. “Esse protocolo de consulta de Enfermagem já foi implementado em várias cidades brasileiras, diminuindo e até zerando as filas nas unidades de saúde. A consulta é um procedimento reconhecido nacionalmente e que traz benefícios para todos os envolvidos no processo de atendimento”, diz Vinicíus.

Camargo propõe que os(as) enfermeiros(as) possam fazer o primeiro atendimento do(a) paciente e, se necessário, solicitar exames de rotina e complementares e prescrever medicações observadas as disposições legais da profissão e os protocolos da Enfermagem. “Nossa proposta é que o acolhimento do paciente seja feito na consulta de Enfermagem e seus protocolos. Caso haja necessidade, o paciente então consulta com um médico”, contou.

Vinícius lembra que a maioria dos cidadãos que procuram as UBS se enquadram em quadros clínicos em que a enfermidade é passível de diagnóstico pelo próprio profissional de Enfermagem. “Esse protocolo já gerou resultados muito positivos em cidades como Florianópolis e Jaraguá do Sul. No caso de Ponta Grossa, essa decisão pode trazer efeitos benéficos ao sistema de saúde”, contou Camargo.

O vereador destacou que a consulta com o médico não estará eliminada, mas sim será direcionada para casos em que se fizer realmente necessária. “Vemos que boa parte dos casos em que a UBS é procurada são situações que dizem respeito a quadros clínicos já diagnosticados. A prática da Enfermagem já prevê soluções e procedimentos para esse tipo de situação”, contou o vereador.