Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa emite 200 permissões para reformas e pinturas de túmulos para o Dia de Finados; prazo vai até 31 de outubro

Concessionários devem ficar atentos para não deixar para última hora. Somente no perímetro urbano são 11 mil sepulturas
22 de outubro de 2019 às 17:24
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Com menos de duas semanas para o Dia de Finados, apenas 200 ordens de autorização para reformas e pinturas de túmulos foram emitidas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMOSP), que alerta os concessionários dos lotes para não deixarem os pedidos de permissão de intervenção para a última hora.

Ao todo, somente no perímetro urbano de Ponta Grossa, existem 11 mil sepulturas compreendendo os sete cemitérios.

De acordo com o cronograma, revestimentos e reformas devem ser realizados até 28 de outubro e as pinturas até o dia 31 do mesmo mês. Para esses serviços, o pedido deve ser protocolado no Departamento de Serviço Funerário e Cemitérios, da SMOSP, no Centro.

Não é necessária permissão para as limpezas, que incluem lavagem, polimentos e enceramento, porém, elas devem ser realizadas até 1 de novembro, véspera do feriado, em qualquer horário, entre às 8h e 17h.

A intenção do cronograma é evitar transtornos durante as visitas no feriado por conta de serviços de última hora.

Para as permissões, os concessionários ou herdeiros dos lotes devem pedir autorização apresentando documento de identidade e a concessão. A liberação é emitida na hora.

Se autorização for solicitada por um familiar do concessionário, é necessário comprovar o parentesco através de documentos.

Existem 21 cemitérios em Ponta Grossa, sendo sete em perímetro urbano e 14 no rural. O tamanho de cada lote varia entre 3 metros quadrados e 5,5 metros quadrados. Até quatro gavetas são permitidas por concessão, independentemente do tamanho. Ponta Grossa ainda tem mais dois cemitérios particulares, mas cada um tem sua própria norma.

Serviço

Prazo máximo

28 de outubro – revestimento e reformas (é necessário pedir autorização)

31 de outubro – pinturas (é necessário pedir autorização)

1 de novembro – lavar, polir e encerar (não é necessário pedido de autorização)

Documentos

Concessão e documento de identidade

Local

Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios, Rua Teodoro Rosas, 1226, Centro – em frente ao SESC