Correio dos Campos

Alunos aprendem como criar produtos e gerenciar custos e lucros

Projeto faz parte das aulas de educação financeira há cinco anos
22 de outubro de 2019 às 15:28
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Educação Financeira deverá ser implementada nas escolas brasileiras a partir de dezembro de 2019. O Colégio Sepam há cinco anos vem se antecipando às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o projeto Pequenos Empreendedores, para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participam de atividades envolvendo criação, desenvolvimento e venda de um produto.

A coordenadora pedagógica, Ana Carolina Baggio de Paula, explica que o projeto contempla aulas teóricas, realizadas durante o primeiro semestre, para que os alunos aprendam sobre o custo do produto, os materiais necessários para a produção e o valor da mão de obra. “Eles aprendem sobre o funcionamento de uma empresa e de onde vem o dinheiro para iniciar um negócio”, explica.

São os alunos que criam o plano de ação, definem o lucro desejado e como o dinheiro será aplicado. Os pais são os investidores iniciais do projeto; cada família participa do negócio comprando uma ação no valor de R$ 5,00, investimento este que é ressarcido ao final do processo.

O produto criado este ano foi o geladinho gourmet, que é produzido desde setembro e vendido na saída das aulas da tarde, duas vezes na semana.

Elisana Correia Doná, mãe da aluna Elis, aprova a iniciativa. “O projeto faz os alunos terem contato com o dinheiro. Eles aprendem a fazer troco e ter raciocínio rápido, além de ajudar no trabalho em equipe porque eles precisam vender para ter lucro e conseguir alcançar seus objetivos. É uma experiência muito válida”, diz.

Outras atividades

Os alunos de 6º a 8º ano do período estendido do Colégio também realizam uma atividade que envolve a criação de um produto dentro de uma proposta de educação financeira. O projeto é em inglês e contempla a produção de Pink Lemonade (limonada rosa comum nos Estados Unidos). Neste caso, os investidores são os próprios alunos. A bebida é vendida durante a realização do Garage Sale (Venda de Garagem), atividade que integra o programa bilíngue do Colégio e é realizado com as turmas de 5º ano.

Nesse projeto, que acontece uma vez por ano, as crianças conhecem o funcionamento de uma casa de câmbio onde trocam R$15,00 por Dólares Sepam, utilizados na compra de objetos, como brinquedos e livros, doados pelos próprios alunos para essa atividade. O resultado financeiro obtido é destinado a ações sociais.