Correio dos Campos

Projeto de Stocco quer diminuir número de acidentes com ciclistas

Iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal em duas discussões e agora aguarda avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PSDB)
18 de outubro de 2019 às 17:16
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, em duas discussões, o projeto de lei (PL) 97/2019, de autoria do vereador Geraldo Stocco (REDE). A iniciativa busca diminuir o número de acidentes envolvendo ciclistas e prevê a fixação de adesivos nos ônibus do transporte coletivo – os adesivos ressaltam cuidados para se evitar acidentes envolvendo usuários de bicicletas.

Segundo o texto apresentado pelo vereador prevê que os ônibus do transporte coletivo sejam equipados com adesivos que lembrem que, deixar de guarda a distância de 1,5 metros ou ultrapassar uma bicicleta com essa distância, gera multa e penalidade de multa. A punição está prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), mas na visão de Stocco é pouco conhecida pelos motoristas.

Dados anexados pelo vereador mostram que, apenas de maio a janeiro a 2018, Ponta Grossa registrou 36 acidente envolvendo ciclistas, já em 2016 foram 91 acidentes e, em 2017, foram 108 acidentes – em cada um desses anos houve um óbito em acidentes envolvendo ciclistas na área urbana da cidade.

“No projeto, sugerimos um modelo muito simples e intuitivo que destaca a distância de 1,5 metro que o motorista deve manter do ciclista. Mesmo que seja uma ação singela, isso pode salvar inúmeras vidas”, afirmou o vereador. Stocco destacou ainda que a adesivação da frota teria custo irrisório para a empresa Viação Campos Gerais (VCG), responsável pela prestação do serviço.