Correio dos Campos

Grupo de dança de PG reúne mulheres para alertar sobre a sífilis

A atividade é realizada todas as sextas-feiras a partir das 15h30
18 de outubro de 2019 às 16:58
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Tibagi – Durante toda esta semana a Unidade Básicas de Saúde (UBS) realizaram atividades relacionadas a sensibilização sobre a sífilis. A iniciativa faz parte da Semana Paranaense de Mobilização para Enfrentamentos da Sífilis. Na tarde desta sexta-feira (18) o grupo de dança “Dança com Aula Digital” se reuniu para fazer uma divulgação sobre a doença na UBS Alfredo Levandovski, na região do Gralha Azul. Durante as atividades do grupo são realizados exames em todas as participantes que desejarem, hoje o foco foi testes rápidos para diagnosticar a doença sífilis e o restante da programação ficou livre.

A atividade aborda preferencialmente o público feminino e acontece todas as sextas-feiras, a partir de 15h30, na própria UBS. O objetivo da dança é trabalhar a saúde física, motora e mental. Além disso, o espaço é utilizado para a divulgação das campanhas realizadas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nas ações também existe a orientação para que os participantes levem seus familiares para realizarem os exames. O projeto utiliza as participantes como porta-voz da causa para que elas possam também divulgar as campanhas e mostrar para as pessoas mais próximas a importância do autocuidado”, aponta Adriana Angieski Patricio Silva, enfermeira da unidade.

“Eu entrei nesse projeto para cuidar da minha saúde e vi que dentro dele consegui conquistar os meus objetivos”, aponta Cláudia Vogles, que participa do projeto desde setembro do ano passado. Além de participar do grupo, ela afirma que foi o ponta pé inicial para que voltasse a praticar caminhada e outros exercícios físicos, que a ajudaram a perder peso.