Correio dos Campos

ACIPG pede rejeição de projeto do Polo Tecnológico

18 de outubro de 2019 às 10:22
(Daniel Mello)

COM ASSESSORIAS – Diretores da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), compareceram na Câmara Municipal e acompanharam a sessão plenária que discutiu o projeto 281/2019, do Poder Executivo, que visa autorizar a instalação de um Polo Tecnológico na área onde funciona o atual Centro de Eventos de Ponta Grossa. Contrários a medida, os representantes da instituição entregaram um ofício para cada vereador, solicitando que o projeto fosse rejeitado. Por fim, o vereador Rudolf Polaco (Cidadania) pediu vistas por 15 dias, adiando a votação da matéria.

Luiz Eduardo Pilatti Rosas, diretor de Assuntos Comunitários e Governamentais da ACIPG, relata que nos últimos anos não foi notado esforço algum para manter o local destinado para o setor de eventos, muito menos um estudo ou uma audiência pública para discutir o assunto com a sociedade para trocar a finalidade do lugar. “A ACIPG é favorável a concessão para a iniciativa privada, mas não é correto descartarmos um espaço deste tamanho para eventos. Não podemos comprometer 15 anos de uma estrutura daquele tamanho, sem um estudo prévio ou pelo menos uma audiência pública para ouvir a população”, frisa Pilatti.

O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, entende que a proposta deveria ser retirada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB), considerando que o projeto de lei deveria ser pelo menos analisado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), através da Câmara Técnica Permanente de Tecnologia e Informação, que tem a prerrogativa legal de realizar estudos sobre temas como este. “Seria uma irresponsabilidade a aprovação deste projeto, não apenas da Prefeitura que propôs, mas também dos vereadores que votarem favoravelmente, de destinarem um aparelho público do tamanho do Centro de Eventos de Ponta Grossa, sem um estudo prévio adequado”, comenta Fonseca.