Correio dos Campos

Controladoria promove palestra sobre prestação de contas para entidades sociais

Atividade foi ministrada pelo promotor de justiça do Ministério Público, Márcio Pinheiro Dantas Motta
17 de outubro de 2019 às 17:01
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município (CGM), promoveu uma palestra para as entidades recebedoras de recursos públicos sobre a atuação preventiva, boa gestão e a prestação de contas junto aos órgãos de controle. A ação aconteceu no Conservatório Maestro Paulino e contou com a presença de aproximadamente cem pessoas e representantes de 32 entidades.

Ministrada pelo promotor de justiça do Ministério Público, Márcio Pinheiro Dantas Motta, a palestra abordou temas pertinentes a utilização correta de recursos provenientes de transferêcias voluntárias, como a responsabilidade quanto à execucação e prestação de contas junto aos órgãos de controle, sanções administrativas para atos impróprios cometidos com recursos públicos e fraudes.

“As entidades são muito importantes para o município, que é muito grande, e por vezes não consegue desenvolver atividades em todas as áreas sociais. No entanto, por receber subsídio público e que possui especificidades na destinação e prestação de contas, uma das funções do Ministério Público é atuar também nesse trabalho”, explicou o promotor.

Motta reforçou ainda que todo gestor de verba pública, mesmo que representante de entidade privada, é legalmente equiparado a um servidor públicos e que, portanto, pode receber sanções administrativas nessa categoria ao realizar práticas impróprias. Além disso, o promotor do Ministério Público deu dicas para os responsáveis pelas entidades, como a realização da consulta regular nos estatutos das instituições e um maior rigor na contratação de funcionários.

De acordo com o Controlador Geral do Município, Lauro Costa, a proposta da atividade foi promover a prevenção de riscos e evitar que os atendidos pelas entidades sociais fiquem sem os serviços prestados. Costa reforçou ainda que além da palestra e dos treinamentos realizados pela CGM durante a readequação do sistema de prestação de contas, a Controladoria tem canais de comunicação com os órgãos em aplicativo de compartilhamento de mensagens e no sistema, onde dúvidas e questionamentos podem ser sanados.

Para a fundadora e diretora do Grupo Renascer, Debora Lee, a capacitação foi de extrema importância para o financiamento das instituições que recebem recursos provenientes de transferências voluntárias públicas. “Como é um recurso público, nós temos a obrigação de fazer a prestação de contas de acordo com as indicações do Município e da Controladoria, o que vem somente a beneficiar as nossas instituições, já que nos alerta, previne e indica como se faz o trabalho com o dinheiro que nos é repassado”, explica.

Além de Lauro Costa e equipe da CGM, participaram da atividade a vice-prefeita Elizabeth Schmidt e a secretaria de da presidente da Fundação Municipal de Assistência Social e secretária de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski.