Correio dos Campos

OAB PG promove palestra sobre combate à lavagem de dinheiro

16 de outubro de 2019 às 15:54
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – A Comissão da Advocacia Criminal da OAB Ponta Grossa promove, nesta quinta-feira (17), palestra sobre combate à lavagem de dinheiro, com o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Remy Deiab Junior, na sede da Subseção. Deiab Junior teve participação importante na força-tarefa da Operação Lava Jato, que investiga as concessionárias de pedágio no Paraná.

Além de uma abordagem sobre o crime de lavagem de dinheiro, as implicações e a evolução do modelo de combate, o palestrante falará sobre o papel do advogado nesse processo. “O advogado tem um papel muito importante nesse ambiente de combate. Porém, precisa de muito conhecimento para, além de auxiliar seu cliente, também colaborar com a Justiça e evitar que seu nome seja envolvido no esquema”, aponta o palestrante Deiab Junior.

O palestrante abordará ainda a questão do sigilo profissional do advogado versus o dever de comunicar eventuais indícios de lavagem de dinheiro em empresas e instituições. “Cabe ao profissional entender como funciona o crime de lavagem de dinheiro, como os órgãos de combate agem para que possa atuar de forma mais efetiva nas causas”, fala. Para ele, há um mercado promissor se abrindo à advocacia. “O mercado de assessoria em colaboração premiada é uma área em expansão no Brasil. É uma boa oportunidade de mercado”, explica Deiab Junior.

A presidente da OAB, Rubia Carla Goedert, considera o tema pertinente para a advocacia. “O combate à lavagem de dinheiro é um campo de oportunidade para atuação da Advocacia. Mas também é uma preocupação, já que pode envolvê-los de forma direta e indireta. Por isso, estar bem informado e entender sobre o tema é importante”, fala.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal, Pedro Henrique Pereira, discutir o tema é ampliar a possibilidade de atuação do advogado criminalista. “É um mercado que está ganhando força e demanda especialização do profissional”, completa.

Haverá certificação de 3 horas mediante doação de produtos de higiene e inscrição no site da OAB Ponta Grossa.