Correio dos Campos

Evento vai promover negócios entre órgãos públicos e pequenos negócios

Fomenta acontece na próxima terça-feira, dia 22, em Ponta Grossa
15 de outubro de 2019 às 15:31
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – Empresas de micro e pequeno porte e compradores públicos e privados podem participar na próxima terça-feira, dia 22, do Fomenta Ponta Grossa, realizado para estimular o desenvolvimento e a inclusão dos pequenos negócios no mercado de licitações. O evento acontece das 8h30 às 17h30, no Hotel Bourbon, em Ponta Grossa, e tem a parceria do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Faciap, Governo do Paraná, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Observatório Social de Ponta Grossa.

Interessados em participar da iniciativa podem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 21, pelo formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/fomenta-ponta-grossa__661237 ou pelo telefone (42) 3228-2500. “Queremos aproximar os órgãos compradores dos fornecedores de produtos e serviços. A programação inclui palestras, oficinas, além de rodada de negócios”, diz o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.

No período da manhã, o Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU) e fundador do Portal L&C, Rafael Sérgio de Oliveira, vai mostrar os benefícios da relação comercial entre os órgãos públicos e os pequenos negócios. Ele também vai conduzir uma oficina para servidores públicos. A programação do evento conta ainda com uma palestra sobre crédito, com a apresentação dos canais, taxas e acesso.

À tarde, a consultora do Sebrae/PR, Mariana Carvalho, vai ministrar uma palestra sobre empreendedorismo, com dicas para desenvolver a cultura empreendedora e como ser mais competitivo no mercado. Além das capacitações está programada uma rodada de negócios, que vai oportunizar aproximação entre empresários e compradores públicos e privados. “Com a rodada, os empresários receberão ainda informações sobre a abertura de novas licitações, possibilitando novas perspectivas de negócios”, comenta o consultor do Sebrae/PR.

Dados apontam que somente no ano passado, órgãos como a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa, Autarquia Municipal de Trânsito, Fundação de Cultura, entre outros, compraram o equivalente a R$ 454 milhões através de licitações. No ano anterior, o montante foi de R$ 415 milhões.

Escritório físico

No Fomenta Ponta Grossa será inaugurado o escritório físico de Compras, que tem a parceria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), a Prefeitura de Ponta Grossa e o Sebrae/PR. O escritório terá um espaço dentro da Acipg e vai orientar sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações.

“O escritório de Compras tem papel fundamental no apoio aos pequenos negócios no que diz respeito à divulgação das oportunidades, assessoria na interpretação do edital e análise da viabilidade de participação. A Prefeitura de Ponta Grossa e o município só têm a ganhar com o fortalecimento do nosso ambiente de negócios”, considera a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Prefeitura de Ponta Grossa, Tônia Mansani.