Correio dos Campos

Festival Paranaense de Taiko é sucesso no Parque Ambiental

14 de outubro de 2019 às 18:51
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O Parque Ambiental ficou repleto de famílias neste final de semana durante o 16º Festival Paranaense de Taiko, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e pelo Grupo de Taiko Fuurinkazan. O evento reuniu 13 grupos de Taiko do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de demonstrações de artes marciais, kyudo, kenjustu e swordplay; oficinas de brinquedos japonenses, origami e pixel art; palestras sobre filosofia japonesa; filmes japoneses; ações do jogo Pokémon Go; e o 1º Concurso de Cosplay de Ponta Grossa.

O Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, destacou a presença de Nagata Nobuyuki, o Diretor-Presidente da Província de Hyogo no Brasil, que anunciou uma possível parceria para que Ponta Grossa tenha um intercâmbio-irmandade com uma das cidades da província de Hyogo, no Japão. “O Festival foi um grande sucesso.

Tivemos 13 grupos de taiko de diversas cidades, totalizando cerca de 500 turistas, e um prestígio muito grande por parte da população ponta-grossense nas atividades realizadas nas tendas. Foram espetáculos muito bonitos e um dos pontos altos, com certeza, foi quando, no sábado e no domingo, os grupos tocaram juntos”, completa.

A abertura oficial do 16º Festival Paranaense de Taiko contou com a presença de autoridades e apresentação da Tokyo Gorin Ondo (dança oficial das Olimpíadas de 2020 no Japão) e do Grupo de Taiko Fuurinkazan, de Ponta Grossa. Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Parque Ambiental nos três dias de evento. “Isso mostrou mais uma vez que os eventos da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, têm uma receptividade muito grande pela população”, destacou Fernando Durante.

Fernando Shigueo, coordenador do Grupo Fuurinkazan, reforçou que o evento foi um grande sucesso e agradou a todos com a programação de apresentações e atividades. “Cada grupo de cada região do país tem uma técnica e aprendizado diferenciados. A troca de experiencias de todos esses grupos em eventos nos fortalece ainda mais, sempre acrescenta bastante a cada integrante”, conta Fernando.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 16º Festival Paranaense de Taiko teve o patrocínio da Makita, Kurashiki do Brasil e Suprema Sistemas Viários. O evento teve o apoio Governo da Província de Hyogo – escritório em Curitiba, da Associação Brasileira de Taiko, da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Ponta Grossa, da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo da América do Sul, da Organização Internacional Nova Acrópole, da Associação Brasileira de Kyudo, do Instituto Cultural Niten, da Trainers Pokeduo, Poke Road, Liga Go PG, Equipe Pedragon, Oriental Arts, Sensei Shigueo, Paper Translation. Apoiaram o Grupo de Taiko Fuurinkazan as empresas Toyota Barigui, CEFEQ Ferramentas, Clínica Wambier, Alpar Ferramentas, Farmácia Nissei, Yuchen Alimentos Orientais, Sanepar, Colégio Sepam, Colégio Santana e jornal Paraná Nippo.