Correio dos Campos

Alunos da UEPG oferecem aulas sobre livros cobrados no vestibular

8 de outubro de 2019 às 16:20
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Os alunos da Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sob coordenação da professora Rosana A. Harmuch, com apoio do Cursinho Popular UEPG, iniciam esta semana os aulões sobre as obras literárias do Vestibular de Verão 2019. Esta iniciativa tem como objetivo preparar os candidatos para a prova de literatura e tem como público alvo alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino que prestarão o vestibular no início de dezembro.

No primeiro encontro, no dia 08 de outubro será debatido o livro “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” da escritora Carolina Maria de Jesus, o encontro será mediado pelas estudantes Rodrigues da Silva e Célia Regina Silva.

Nos dias 29 de outubro e 05 de novembro será a vez da obra “Toda Poesia” do poeta curitibano Paulo Leminski com os graduandos Rubeana Fogaça Garcia, Priscila Carneiro, João Vitor Gomes Antunes e Murilo Mayer.

Já no dia 12 de novembro os graduandos Luís Gabriel Ferreira e Karla Albach farão o aluão sobre o livro “Vestido de noiva” do escritor Nelson Rodrigues. A “Obra completa” de Murilo Rubião será tema do encontro no dia 19 de novembro com as estudantes Fátima Ruvinski e Yohana Gonçalves Bonfim.

O último encontro será no dia 26 de novembro para discutir a obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas” com Elisângela Cunha Rodrigues e Rosilda S. Ferreira. Além dos estudantes da graduação participam da atividade os alunos do Mestrado Aline Schwab; Jessé Ricardo Stori de Lara e Ramon Felipe Ronchi.

As aulas são abertas para a comunidade e gratuitas. Não é necessária nenhuma inscrição, porém recomenda-se a leitura das obras para os encontros. As cinco obras cobradas na prova do vestibular serão trabalhadas em seis debates ao longo dos meses de outubro e novembro. Os encontros acontecem no Campus Central – Bloco B, sala 108 (miniauditório), das 17h15 às 18h30.