Correio dos Campos

Ação reúne cerca de 60 voluntários para revitalização de asilo em PG

Iniciativa fez parte de evento que aconteceu simultaneamente em outros 444 municípios brasileiros
7 de outubro de 2019 às 11:55
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Em um dia de mutirão, cerca de 60 voluntários e 11 instituições parcerias realizaram modificações significativas na Colmeia Espirita Cristã Abegail, lar de idosas localizado no bairro do Cinto Verde, em Uvaranas. A iniciativa contou com a pintura do muro da fachada, revitalização de uma área ociosa para criação de uma horta, doação de fraldas geriátricas e atividades lúdicas com as senhoras.

A ação foi organizada pelo jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Júnior, como atividade do curso Renova BR Cidades, que aconteceu simultaneamente em 445 municípios brasileiros. De acordo com ele, a iniciativa consistia em gerar uma benfeitoria de impacto permanente em entidade ou bem público por meio do voluntariado. “Por intermédio de uma amiga conheci a Colmeia e foi passado que a instituição contava com uma parte do terreno que era improdutivo e que lá poderia ser criada uma horta para fornecer alimentação para as moradoras na instituição”, conta organizador, que assumiu ainda o compromisso de fazer a pintura do muro da fachada que estava toda desbotada.

Dezenas de voluntários entre professores e acadêmicas da Unisecal, juntamente com colaboradores da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), se dedicaram à pintura do muro e parte desta equipe ainda preparou o almoço para os demais envolvidos na atividade. José Carlos Schorowzaky, que já trabalhou com pintura e ficou sabendo pela imprensa da ação, decidiu participar junto com a esposa, Diva Gomes. “Não ajudei no trabalho braçal, mas conversei bastante com as idosas. Elas são muito carentes. Isso faz muito bem para a gente também”, comenta Diva, orgulhosa do marido que auxiliou na pintura.

Mais de 20 acadêmicos do curso de Agronomia da Unicesumar ficaram responsáveis pela horta. O terreno estava coberto por grama e mato e foi utilizado, além das enxadas e ferramentas, um equipamento agrícola emprestado pela instituição de ensino superior para preparar a terra e deixa-la pronta para o cultivo de legumes e hortaliças.

Ao todo 11 instituições, entre empresas e entidades, foram parceiras na ação. O organizador conta que as tintas foram doadas pela Construtora Prestes, através do Instituto Vida Prestes. Já os pincéis, rolos, bandejas entre outros materiais foram cedidos pela Construtora Pátria. A panificadora Belle Pane colaborou com sanduiches, enquanto a J&G Cia de Vendas doou biscoitos de polvilho para a alimentação dos voluntários, que foi complementada com cachorro quente. O Núcleo do Produtor e feirantes da Benjamin Constant também colaborou com mudas e sementes para horta e a Catarse Assessoria e Comunicação atuou na divulgação do evento. “Contamos ainda com instituições e pessoas que doaram fraldas geriátricas para as idosas e se dedicaram para conversar com elas. A [Organização Não Governamental] Doutores Palhaços – SOS Alegria também enviou voluntários para alegrar as 30 senhoras que vivem no local. Com todo esse empenho, custos divididos, ficou mais fácil ajudar e fazer da ação um sucesso”, explica Edson.

Para Diana Galone Somer, assistente social da Colmeia Espirita Cristã Abegail, a ação realizada no sábado deve ser comemorada porque traz benefícios que vão além das verduras frescas e da revitalização do muro. “Estes novos vínculos são muito importantes e esta ação proporcionou, além da horta e da pintura da fachada, com que as idosas conhecessem outras pessoas, o que também é necessário. Elas sentem muita falta disso, das 30 idosas acolhidas, apenas 12 tem contato familiares. Por isso, a movimentação, as conversas e a interação com os Doutores Palhaços foram fundamentais para o dia ser mais feliz”, finaliza.

Todas as ações foram documentadas em fotos e vídeos pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Unicesumar e devem ser disponibilizadas em breve.