Correio dos Campos

Curso de História e Atualidade Política acontece na ACIPG

Cenário político e econômico do Brasil e do Mundo serão abordados
3 de outubro de 2019 às 17:51
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Acontece no dia 8 de outubro, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), o curso de História e Atualidade Política, ministrado pelo professor Guilherme Almeida. A palestra tem como objetivo explanar sobre política, suas ideias e aplicabilidade na compreensão do atual cenário político e econômico do Brasil e do Mundo e seu impacto em nosso dia a dia organizacional e empresarial.

De acordo com Almeida, a pretensão central do projeto é pensar na atualidade política histórica econômica, o que o empresariado está sentido neste momento e quais são as raízes históricas disso. Segundo ele, a intenção foi formatar o curso com a história das ideias políticas como um todo. “Faremos uma linha do tempo do desenvolvimento político desde a Grécia Antiga, passando pela Idade Média, e pensadores como Maquiavel, Hobbes, e a difusão destas ideias no mundo europeu e no século XX com toda a conturbação social em virtude das guerras e o desafios de uma política econômica pós quebra da bolsa em 1929 até a queda do muro de Berlim”, aponta.

Ele conta que será traçado um paralelo com a formação política do Brasil, desde a monarquia, passando pela proclamação da República e a partir daí as tentativas de um aprofundamento político mais democrático e econômico mais amplo, desde o período início do século XX, abordando o populismo no período Vargas, ditadura militar, redemocratização e os demais presidentes. “Isso tudo para dar uma base de como se desenvolve o pensamento político no mundo ocidental, como este pensamento sofreu alterações e no Brasil, com se deu o eco destas alterações globais”, salienta o professor, que frisa que o curso oferecerá através da história, uma ferramenta para entender o panorama atual e o futuro do país e dos Campos Gerais, e consequentemente seus cenários econômicos.

Almeida foi professor e coordenador da matéria de Diplomacia Internacional e Teoria das Relações Internacionais da PUC-PR no curso de Comércio exterior. É consultor contratado desde 2015 do Departamento de estradas de Rodagem (DER-SP) em Educação e Comunicação Institucional. É bacharel em História, com mestrado em Desenvolvimento e Organização. Possui cursos internacionais de verão na Universidade de Coimbra, além de ser autor de livros, livros didáticos, paradidáticos, manuais técnicos, e biografias

O diretor de Assuntos Comunitários e Governamentais da ACIPG, Luiz Eduardo Pilatti Rosas, comenta que a oportunidade dos cidadãos ponta-grossenses evoluírem em relação a conhecimentos tanto da história nacional, quanto da política. “Já tive a satisfação de prestigiar o palestrante e recomendo”, disse Pilatti.

O curso de História e Atualidade Política terá início 19 horas, na ACIPG, no Auditório Vila Velha. O investimento é de R$ 100,00 e as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (42) 3220-7201.