Correio dos Campos

“Quali & Tec”: Projeto leva ações de empregabilidade no Colégio Professor Colares

Estudantes participaram de palestras e atividades práticas voltadas ao mercado de trabalho
27 de setembro de 2019 às 14:17
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta quinta-feira (26), cerca de 250 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professor Colares, no bairro de Oficinas, participaram das atividades de qualificação profissional do “Quali & Tec”, projeto da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) que tem como finalidade sanar dúvidas sobre empregabilidade e aproximar os alunos do mercado de trabalho.

Durante as ações, realizadas no período matutino e noturno, os estudantes tiveram à disposição uma palestra sobre o funcionamento do programa e a resiliência em tempos de crise, além de oficinas de empreendedorismo, matemática básica, elaboração de currículo, entrevista de emprego, menor aprendiz, primeiro emprego e orientações profissionais. O “Quali & Tec” é promovido em parceria com a Sala de Qualificação Profissional, Agência do Trabalhador, Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, SENAC, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresaria de Ponta Grossa (ACIPG).

“O Quali & Tec tem grande importância dentro de nossa Secretaria, pois aproxima os estudantes de ações de empregabilidade, do mercado de trabalho e de vagas de estágio, tanto dentro da gestão municipal como fora”, explica o secretário da SMICQP, José Loureiro. Em decorrência das ações do projeto nas escolas, no início do mês de setembro a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa assinaram um acordo de cooperação de estágio obrigatório e não obrigatório que beneficiará os estudantes de colégios estaduais que oferecem Ensino Médio e Educação Profissional.

Ações futuras

Na próxima quinta-feira (03), o projeto “Quali & Tec” realizará as atividades no Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG) no bairro Colônia Dona Luiza, para mais de 1.500 estudantes no período da manhã e noite.

“Disponibilizaremos os serviços da Agência do Trabalhador, como agendamento de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além das ações do Ônibus da Qualificação Profissional com oficinas práticas voltadas especificamente para os cursos técnicos do próprio colégio”, afirma Bahls. O CEEPPG oferta dois cursos técnicos no Ensino Médio Integrado e quatro no Ensino Médio Subsequente Pós-Médio.