Correio dos Campos

Inclusão profissional para pessoas com deficiência e beneficiários atrai mais de 300 pessoas na Agência do Trabalhador

Mais de 40 vagas de emprego foram disponibilizadas por 15 empresas parceiras
27 de setembro de 2019 às 17:57
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (27), a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa participou da 8ª edição do ‘Dia D’ de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram da ação, que teve como objetivo impulsionar a inclusão social no mercado de trabalho.

Durante todo o dia, 15 empresas com vagas abertas disponibilizaram mais de 40 vagas de trabalho para o grupo específico, realizaram entrevistas e encaminhamentos. Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, realizar o cadastramento no sistema da Agência do Trabalhador, elaborar currículos e participar de uma oficina sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

“A inclusão para as pessoas com deficiência é tudo, por isso dias como esses devem acontecer sempre”, informou Walter Luiz Batista Junior, candidato que participou da ação pela primeira vez e saiu da atividade com uma entrevista de emprego agendada. “Foram ofertadas diversas vagas, todas em empresas de grande porte. É a oportunidade que eu buscava para uma recolocação na minha área de atuação, a administrativa”, explicou.

A rede de farmácias Nissei, uma das empresas participantes da ação, disponibilizou oito vagas para pessoas com deficiência sem a exigência de experiência nas funções, além de vagas específicas. Para a analista de Recursos Humanos da instituição, Elisandra Figueiro, a primeira participação do ‘Dia D’ em Ponta Grossa foi bastante positiva. “A demanda foi muito maior do que imaginada e estamos voltando com opções de perfil para contratação das vagas que possuímos”, informou.

O “Dia D” é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com os municípios e tem o objetivo de promover oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, em conformidade com a Lei Federal nº 8.213/91. De acordo com a lei, empresas privadas com mais de 100 funcionários devem incluir, obrigatoriamente, pessoas com algum tipo de deficiência em seu quadro de funcionários.

Em Ponta Grossa, participaram do ‘Dia D’ as empresas: Rumo Logística, Tabocas Participações Empreendimentos, BRF, Condor Super Center, Ponta Grossa Ambiental, Sicredi, Águia Sistemas, Supermix, Supermercado Tozetto, Farmácia e Drogaria Nissei, Madero, Leadec Serviços Industriais, Bungue Alimentos, Ambev Muffato.