Correio dos Campos

GovCar pode reduzir em R$ 500 mil custo anual com frota municipal

Projeto prevê uso de táxis como veículos oficiais; Prefeito autorizou abertura de licitação para contratar empresa desenvolvedora de aplicativo
20 de setembro de 2019 às 18:08
Rangel defende ainda que sistema aumentará fiscalização e controle dos gastos. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (20), o prefeito Marcelo Rangel autorizou abertura de licitação para dar andamento ao projeto GovCar, uma iniciativa que prevê o uso de táxis em substituição à frota de veículos oficiais, garantindo assim a redução de R$ 500 mil com o custo anual de manutenção e despesa com combustível no deslocamento de servidores em atividades oficiais. Com a autorização, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SMARH) deve abrir licitação nas próximas semanas para contratar empresa desenvolvedora de aplicativo, pelo qual serão contratadas e controladas os deslocamentos realizados pelos servidores.

“Através do GovCar, serão os táxis que realizarão o deslocamento dos nossos servidores que estiverem em serviço. Com este aplicativo, será possível a contratação da corrida e também uma fiscalização mais rigorosa da aplicação destes recursos. Temos uma frota de 450 veículos e podemos reduzir em meio milhão de reais o custo anual com as despesas de manutenção e combustível dos veículos oficiais. É uma alternativa que nos traz economia, além de segurança para nosso servidores, porque os taxistas são motoristas profissionais, que já possuem concessão junto à Prefeitura”, detalhou o prefeito, Marcelo Rangel.

Representantes da categoria participaram da coletiva e também das tratativas para desenvolvimento do projeto GovCar. “É uma medida inovadora da prefeitura. Tenho certeza que todos os permissionários vão atender aos servidores muito bem. O futuro dos táxis na cidade era incerto, se não fosse por esse projeto novo. Com certeza, teremos muito trabalho pela frente”, avalia o presidente do Sindicato dos Taxistas de Ponta Grossa, José Carlos
Dobginski.

A substituição deve ser realizada para o transporte e corridas simples, em que não haja a necessidade de veículos especiais ou adaptados.

Concessão terminais

Na mesma solenidade, o prefeito também assinou o texto para concessão por até 35 anos dos terminais de ônibus vinculados ao Sistema de Transporte Coletivo e do Shopping Popular, prevendo a administração das estruturas e ainda a construção do Terminal Santa Paula.