Correio dos Campos

Alunos Renova BR realizam ações em Ponta Grossa

Um asilo e um arroio receberão benfeitorias permanentes de voluntários
20 de setembro de 2019 às 15:14
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No próximo dia 5 de outubro, alunos do curso RenovaBR farão ações de participação comunitária e cidadã em Ponta Grossa. Edson Gil Santos Jr. e Fayanara Merege mobilizarão pessoas e materiais para a a criação de uma horta e revitalização do muro da Colmeia Espírita Cristã Abegail, e também para a limpeza e manutenção do Arroio Pilão de Pedra, ambos na região de Uvaranas. As atividades fazem parte do Renova Cidades, evento que acontecerá simultaneamente em 445 municípios do país.

Jornalista e professor universitário, Edson Gil conta que os alunos do Renova BR podem optar pelas ações que vão desenvolver e que ele optou por criar uma horta em uma parte do terreno da Colmeia Espírita Cristã Abegail, bem como pintar o muro da fachada da instituição que atende 29 idosas. “Já foram obtidas as ferramentas emprestadas para fazer a horta, e o produtor rural de hortaliças Jonas Gonçalves Franco doou as mudas para plantar, mas ainda precisamos da tinta, rolos e pincéis para a fachada”, explica, reforçando que já há voluntários para a pintura do muro, mas ainda precisa de apoio para a confecção da hora que atenderá o espaço.

Já a engenheira civil Faynara Merege é a responsável pela limpeza do Arroio Pilão de Pedra. Segundo ela, além da limpeza o objetivo é implantar lixeiras para descarte correto dos resíduos e separação, plantio de árvores e análise laboratorial da água. A ação já conta com a participação de alguns professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e deve acontecer em um trecho de aproximadamente 2 km a partir da entrada do olho d’água São João Maria, próximo à rua Afonso Celso, 1021. “A intenção é proporcionar ao espaço a oportunidade de permanecer limpo por mais tempo, como também, arborizar o local”, relata.

Edson e Faynara são alunos do curso RenovaBR – a maior escola de políticos do Brasil – que leva para pessoas comuns educação política com o intuito de gerar novas lideranças. De acordo com o curso, busca-se por meio do projeto Renovar o Brasil provar na prática que a boa qualificação de pessoas comuns na política tem potencial de gerar um impacto positivo na sociedade. O projeto Renovar o Brasil é apenas uma das atividades dos alunos e alunas do curso, que encerra em final de novembro.