Correio dos Campos

Professora Esméria Saveli recebe Menção Honrosa da Assembleia do PR

Professora Esméria de Lourdes Saveli, secretária de Educação de Ponta Grossa, recebeu homenagem aprovada nesta segunda-feira
17 de setembro de 2019 às 18:15
Secretária Esméria Saveli sorri em CMEI em Ponta Grossa. (Divulgação/Rodrigo K.)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria de Lourdes Saveli, recebeu nesta terça-feira uma Menção Honrosa aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. A proposta, que é um instrumento oficial da ALEP para o reconhecimento a cidadãos por práticas que beneficiam a sociedade paranaense, foi feita pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli e aprovada na segunda-feira.

No texto da proposta, o deputado afirma requerer o registro da Menção Honrosa à secretária de Educação de Ponta Grossa por “sua competência frente à Pasta da Educação, a enobrecer e encorajar todos quantos pensam na liberdade de cátedra, no pluralismo de ideias, na gestão democrática da escola e inclusão escolar”. A Menção foi realizada no mesmo dia da rejeição ao projeto conhecido como “escola sem partido”, também na ALEP.

Esméria se disse honrada com a Menção. “Todo reconhecimento, especialmente quando vem de fora, é muito importante. Eu agradeço ao deputado e estendo o reconhecimento pelo nosso trabalho a todos os profissionais da Educação e também aos alunos da nossa cidade. É por eles que nós trabalhamos e nos capacitamos cada vez mais, aprimorando dia a dia a prática escolar”, disse a secretária. De 07 a 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, administrada por ela, realizou ou VII Congresso de Educação, com o tema Narra Ponta Grossa: A história do menino que lia o mundo – Gestão Democrática e Justiça Social. O tema fazia referência a Paulo Freire.

Ela também destacou a relevância de que os agentes políticos estejam sempre atentos à área da Educação, ajudando a desenvolvê-la em sua plenitude. “A Educação merece a atenção de toda a sociedade, mas a classe política tem um papel fundamental. Quando temos agentes dispostos a melhorar a Educação e a aumentar a sua qualidade, trabalhando a favor dela, quem ganha é toda a comunidade escolar. Meus agradecimentos ao deputado pela Menção Honrosa”, declara a professora Esméria.

Segundo Romanelli, trata-se de “mais um reconhecimento ao excelente trabalho da professora Esméria, pelos projetos que desenvolve na Secretaria de Educação de Ponta Grossa, pela contribuição à educação pública do Paraná e pela defesa que faz da missão dos professores na formação dos estudantes como cidadãos dignos, agentes de sua própria história na sociedade” – declarou o deputado.