Correio dos Campos

Acidentes de trânsito diminuem 27% em Ponta Grossa

Levantamento promovido pela AMTT aponta redução no número de acidentes sem vítimas em Ponta Grossa. Média mensal caiu de aproximadamente 29 acidentes em 2018 para 21 em 2019
13 de setembro de 2019 às 18:48
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), verificou uma queda de aproximadamente 27% no número de acidentes de trânsito sem vítimas no município. O número leva em consideração a média mensal de acidentes registrados durante  2018 e 2019.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a redução nos índices acontece devido a diversos fatores relacionados, como a gestão do trânsito e a maior conscientização dos motoristas da cidade. “Nós temos avançado de maneira muito sólida em relação ao trânsito no município, implementando um trabalho de readequação viária de forma bastante amplo, passando pela informatização dos sistemas, como aconteceu com o nosso sistema semafórico, melhoria da sinalização viária e de conscientização da população através do trabalho constante de educação no trânsito promovido por meio de palestras, blitzes  e projetos”, destaca Pellissari.

Segundo o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes, das dez ruas com maior incidência de colisões sem vítimas em 2018, oito apresentaram redução nos números.  “Durante o nosso levantamento, pudemos verificar a diminuição nos números de acidentes em diversas ruas no município. Dentro do ranking das 10 ruas com maior número de colisões sem vítimas, oito apresentaram diminuição no período analisado”, explica Pontes.

Ernesto Vilela
Entre os locais onde houve a maior redução de acidentes, a Avenida Ernesto Vilela foi a via que mais apresentou avanços em relação aos índices de 2018, quando foram registrados 18 acidentes sem vítimas na via. “A Ernesto Vilela é uma situação bem emblemática, pois conseguimos praticamente zerar as  ocorrências, chegando a três acidentes sem vítimas neste ano”, ressalta o presidente da AMTT, Roberto Pellissari.  Ele destaca as melhorias implementadas pelo município nos últimos meses como fatores determinantes na diminuição de ocorrências. “Além da melhoria na sinalização do local, a implantação das rotatórias e algumas readequações pontuais foram essenciais para que chegássemos nesse cenário, onde também conseguimos melhorar não só a segurança, mas também a fluência do tráfego”, completa Pellissari.

 

Dados

De acordo com o Departamento de Trânsito da AMTT, o levantamento considerou os registros de acidentes sem vítimas atendidos pelas equipes de Trânsito durante todo o ano de 2018 – que contabilizou 344 acidentes – até o dia 20 de agosto de 2019, período em que foram registradas 167 situações.

Assim, a AMTT verificou a diminuição de cerca de 28% na média mensal de colisões acompanhadas pelos agentes, passando de aproximadamente 29 para 21.

 

Ruas*

2018 2019 (até 20 de agosto)
Visconde de Mauá 9 1
Vicente Machado 9 1
Ernesto Vilela 8 0
D. Pedro II 6 1
Balduíno Taques 4 1
Visconde de Taunay 4 4
Paula Xavier 4 1
Francisco Búrzio 3 1
Carlos Cavalcanti 3 3
Santos Dumont 3 1

 

*a metodologia utilizada para o levantamento das ruas com mais acidentes leva em conta somente os locais na extensão da via onde a numeração foi incluída pelos agentes durante as ocorrências.

 

Cruzamentos
De acordo com o levantamento da AMTT, houve uma redução significativa nos cruzamentos identificados com mais ocorrências em 2018.

 

2018 2019
Ernesto Vilela x Maurício de Nassau 4 1
Coronel Dulcídio x Riachuelo 4 0
Comendador Miró x Bonifácio Vilela 3 0
Benjamin Constant x Padre João Lux 3 1
Comendador Miró x Sete de Setembro 3 1
Francisco Ribas x Tiradentes 3 0
Comendador Miró x Benjamin Constant 3 0
Rua do Rosário x Sete de Setembro 3 3