Correio dos Campos

Orquestra apresenta concerto em comemoração ao aniversário de PG neste domingo

12 de setembro de 2019 às 14:30
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Nesse domingo, 15 de setembro, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) realiza um concerto em comemoração aos 196 anos do município. A apresentação será no Cine-Teatro Ópera, às 20h, e traz um repertório especial, com obras de compositores ponta-grossenses. Os ingressos já estão disponíveis no Conservatório Maestro Paulino e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada e para alunos do Conservatório).

O repertório já foi apresentado em um concerto em maio desse ano, encantou o público e se repete agora em uma ocasião especial, para celebrar o aniversário de Ponta Grossa. A OSPG vai executar obras de quatro compositores de diferentes gerações que se destacaram e ainda se destacam na música ponta-grossense: Gabriel de Paula Machado, Jorge Holzmann, Sérgio Neville Holzmann e Rafael Rauski.

O repertório

‘Entrace Fanfare’ foi escrita em 2012 pelo atual maestro da OSPG, Rafael Rauski. A obra é uma fanfarra triunfal que combina um tema inicial característico de fanfarra, explorando o brilho e a sonoridade dos metais, com um tema cantábile executado pelas cordas e trompas. A composição termina com um final apoteótico, em que os dois temas são ouvidos ao mesmo tempo, e uma modulação que leva de volta ao tema inicial.

‘Romance’ foi composta para violino e piano em 25 de junho de 1947 por Gabriel de Paula Machado e orquestrada em 2019 por Rafael Rauski. Nascido em 1924, Gabriel foi pianista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, um dos fundadores da
Orquestra Sinfônica da UFPR e compositor e maestro de diversos coros na cidade.

A valsa ‘Pérolas d’Alma’ foi descoberta recentemente no acervo histórico da OSPG. A obra é uma composição de Jorge Holzmann, empresário e músico ponta-grossense que foi dono da Casa Progresso, onde vendia partituras, instrumentos musicais e vestuários. Foi fundador da nova Banda Lyra dos Campos, instituição que dirigiu e participou quando de sua formação antiga. Estima-se que Jorge tenha composto cerca de 50 obras. Holzmann faleceu em Ponta Grossa em 22 de maio de 1950.

Para escrever a obra ‘O Navio Negreiro’, o compositor Sérgio Neville Holzmann se inspirou no poema de Castro Alves, um dos mais importantes da poesia brasileira. A música acompanha as seis partes do poema, que aborda o profundo e triste tema da escravidão, descrevendo a viagem de um navio que transportava cativos da África para o Brasil.