Correio dos Campos

Feira Verde promove troca de recicláveis em escola no distrito de Guaragi

Cerca de 220 alunos participaram da atividade que arrecadou 329 quilos de alimentos
12 de setembro de 2019 às 14:57
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta quinta-feira (12), o projeto Feira Verde reuniu aproximadamente 220 alunos da Escola Municipal Professora Maria Elvira Justus Schimidt, no distrito de Guaragi, para mais uma ação de conscientização ambiental. A atividade foi composta por uma palestra sobre a importância da reciclagem e do programa para o município, além da troca de reutilizáveis por alimentos, totalizando 329 quilos de hortifrútis que foram distribuídos entre os alunos e também para a escola.

O Feira Verde é um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e realiza um trabalho socioambiental de preservação do meio ambiente, através da conscientização da importância da reciclagem. No programa, quatro quilos de materiais recicláveis trocados garantem um quilo de alimentos do hortifrúti, produzido por pequenos produtores, ou uma passagem de ônibus do transporte coletivo municipal.

Para a assessora de projetos da SMAPA, Gianna Banat, as crianças atuam como replicadoras do projeto na sociedade. “O material reciclável não é lixo, mas, sim, uma moeda de troca, que em Ponta Grossa pode ser utilizada para garantir alimentação saudável, através de alimentos do hortifrúti, e passagem de ônibus. Ao sensibilizar os alunos, estamos formando multiplicadores que repassarão o que aprenderam aos familiares, formando novos agentes que atuam na preservação ambiental”, explica.

Além da escola no Guaragi, somente no mês de setembro o Feira Verde esteve presente em outras duas instituições de ensino (Escola Municipal Engenheiro Cyro Martins e Colégio Positivo) trocando cerca de 2.055 quilos de alimentos por materiais recicláveis reunidos pelos próprios estudantes.