Correio dos Campos

Arborização no Complexo Ambiental chega a 600 árvores

Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente identificou número e espécies de árvores e arbustos que compõem estrutura na região central
11 de setembro de 2019 às 17:43
Ampliação do plantio transformou a paisagem na região central. (Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – As últimas ações da Secretaria de Meio Ambiente para ampliar a arborização na região central têm transformado a paisagem na cidade, em especial, no Complexo Ambiental Manoel Ribas. Por muitos anos visto com uma área de pouco verde, o Parque Ambiental conta hoje com 600 árvores e arbustos de diferentes espécies e com diferentes funções: projeção de sombra, produção de flores ou de frutas. A meta da SMMA é ampliar ainda mais esse número, mas com um planejamento que contemple o uso do Parque Ambiental, que sedia eventos culturais e esportivos.

“A equipe do Viveiro Municipal realizou um levantamento no Parque Ambiental, identificando a quantidade e quais espécies de árvores já temos lá. Ainda existe a possibilidade de crescer e queremos aumentar esse número, mas com uma arborização planejada, selecionando a qualidade das árvores, o tamanho que vai chegar e qual sua função. Nesse local, principalmente, precisamos atentar que o Parque Ambiental recebe eventos e feiras, então é preciso deixar áreas livres também para estas ações”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Entre as espécies de maior expressividade no local estão o Jacarandá mimoso, Paineira, Cerejeira nipônica, Sibipiruna, Ipê amarelo e Araçá. No total, são mais de 60 espécies diferentes. Somente em 2019, o local recebeu o plantio de 86 árvores.

“Estamos ampliando a arborização na região central, onde o Parque Ambiental é uma referência. Também estamos trabalhando com o plantio no Parque Linear e na Avenida Munchen, além de estarmos elaborando um planejamento para arborização do calçadão. São ações que estão sendo possíveis pela estruturação do Viveiro Municipal e termos uma equipe exclusiva para paisagismo. E o reflexo dessas medidas também será sentido ao longo dos anos, com o crescimento dessas árvores. No futuro, Ponta Grossa será muito mais verde”, aponta Barros.