Correio dos Campos

Prefeitura de PG reinaugura sede da TVE

Hoje a TV Educativa dos Campos Gerais, que retransmite parte da programação nacional da TV Cultura de São Paulo é considerada a segunda melhor TV educativa do mundo
10 de setembro de 2019 às 12:02
Os investimentos nessa nova fase da TVE começaram com a digitalização do sinal, em 28 de janeiro de 2018, obedecendo determinações do governo federal. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça, dia 10 de setembro, as 14 horas, a Prefeitura de Ponta Grossa vai reinaugurar a sede da TVE, a TV Educativa dos Campos Gerais. Nestes últimos dois anos o Governo Municipal investiu aproximadamente um milhãos de reais no processo de modernização da emissora, que é administrada pela FUNEPO, a Fundação Educacional de Ponta Grossa.

Os investimentos nessa nova fase da TVE começaram com a digitalização do sinal, em 28 de janeiro de 2018, obedecendo determinações do governo federal. Mas de lá para cá a Prefeitura também liberou recursos para a FUNEPO renovar a frota de veículos, reformar a estrutura da sede (que fica no terceiro andar do antigo Clube Guaíra, na Avenida Balduíno Taques, 445), adquirir novos equipamentos e modernizar o estúdio da emissora.

Hoje a TV Educativa dos Campos Gerais, que retransmite parte da programação nacional da TV Cultura de São Paulo (considerada a segunda melhor TV educativa do mundo, atrás apenas da BBC de Londres, na Inglaterra) é a terceira em audiência na cidade de Ponta Grossa. São 15 programas locais, que falam de saúde, esporte, política, economia, moda, comportamento, empreeendedorismo, música, literatura e cultura, seguindo a missão de difundir conhecimento ao público de todas as idades.

Entre os programas locais estão o TVE Notícias Primeira Edição, apresentado por Marcelo Franco, ao meio dia, e o TVE Notícias Segunda Edição, apresentado por Ney Hermann, as 19h30min, sempre de segunda a sexta. “Procuramos fazer um jornalismo inclusivo, divulgando dados cotidianos importantes para os mais humildes, como a agenda do Programa Feira Verde, sem esquecer os setores que se destacam na economia de nossa sociedade, como os agropecuaristas, representados em nossos telejornais pela coluna com informações do mercado agrícola. Além disso nós acompanhamos os fatos relevantes e também os fatos positivos de nossa cidade, que são muitos”, diz Marcelo Franco, Diretor de Jornalismo da emissora.

A TVE foi inaugurada em 28 de abril de 2000, pelo prefeito da época, Jocelito Canto. Nestes 19 anos ela passou por diversas fases, mas sempre valorizou os talentos locais, levando para a população aquilo que toda emissora de TV deveria sempre priorizar, que é o interesse coletivo. Agora a TVE vive uma nova etapa, com sinal digital e transmissão em HD. “Com a digitalização temos a possibilidade de cobrir uma grande parte do Paraná com o nosso sinal. Era uma exigência do governo federal, mas o Prefeito Marcelo Rangel teve a sensibilidade de compreender o papel que uma emissora educativa pode ter no desenvolvimento de nossa sociedade, bem como na construção de um mundo mais justo e harmômico, através da informação repassada com credibilidade e responsabilidade, que é o que fazemos aqui”, destaca o Diretor Administrativo e Financeiro da emissora, Luiz Fernando de Souza. “Com a reinauguração de nossa sede, após todos os investimentos feitos, temos certeza que poderemos fazer nosso trabalho cada vez melhor”, complementa o diretor.