Correio dos Campos

Escola Municipal de Ponta Grossa conquista Selo Social Sesi

A equipe da Escola Municipal João Maria Cruz, foi em Curitiba receber o Selo Social Sesi, que premia boas práticas de desenvolvimento sustentável no Estado
6 de setembro de 2019 às 17:39
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta quarta-feira (05) a Escola Municipal João Maria Cruz recebeu o Selo Social Sesi, que reconhece projetos que são considerados por boas práticas de organização de desenvolvimento sustentável. O projeto é chamado “Eu sou João, eu sou Maria cuido do mundo e da família” e foi desenvolvido no ano de 2018 e está sendo aplicado este ano.

O projeto era um sonho da professora Vânia Cristina Ferreira de Mello, de ter uma horta sustentável e comunitária na escola, onde os alunos pudessem aprender vários componentes do currículo escolar. “Na horta tudo pode ser estudado desde o solo, plantas e seres vivos, enfim, tudo vira campo de estudo que podem ser trabalhadas em todas as disciplinas”, disse a professora idealizadora do projeto.

Atualmente o projeto é composto por cinco subprojetos: horta comunitária; vermicomposteira, captação de água e coleta de óleo usado de cozinha. Para a professora e coordenadora geral do projeto, Ederli Brandt Zadra, o projeto só ganhou estrutura e desenvolvimento graças a escola ser em tempo integral. “Se não fosse a escola ser em tempo integral as atividades seriam mais centradas nas sala de aula, mas com o período integral podemos expandir para outros lugares”, afirma a professora Ederli, que apresentou no evento como o projeto foi desenvolvido.

Segundo a diretora Eliana Gualberto Carvalho, o projeto foi chamado ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’ com o objetivo de resumir a proposta central do projeto, a propagação da sustentabilidade. “João e Maria além de fazerem parte do nome da nossa escola e também são nomes comuns. O objetivo é fazer dos alunos propagadores do cuidado com o mundo ao nosso redor, seja socialmente, economicamente e ambientalmente. Eles divulgam para as pessoas de sua convivência tudo que aprendem na escola e isso tem se refletido em seus lares. Por isso ‘mundo e da família’, porque os alunos realmente têm mudado o mundo deles”, declara a diretora que recebeu o Selo Sesi em nome da escola.

SESI DESTACA PROJETO DE ESCOLA DE PONTA GROSSA:

No evento foi abordado a pauta ‘Agenda 2030’, trata-se da agenda 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Segundo a comunicadora e ativista da causa presente no evento Fernanda Cabral, as metas são fruto das escolhas individuais.

Para a gerente executiva de projetos estratégicos do Sesi, Maria Cristina Rocha, são iniciativas como a da Escola João Maria, que provam que é possível tornar a agenda 2030 realidade. “O Selo Sesi significa o engajamento com uma causa, significa um compromisso com o futuro e com a educação. A escola hoje está aderindo à uma comunidade que quer trabalhar para o bem comum, uma comunidade que trabalha com a agenda de 2030”, disse Maria Cristina, agradecida pela contribuição da escola.