Correio dos Campos

Inscrições para quatro editais da Fundação de Cultura terminam nesse domingo

5 de setembro de 2019 às 17:39
(Reprodução/Internet)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Neste domingo, dia 8 de setembro, se encerram as inscrições para quatro editais de produção e circulação cultural abertos pela Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. Artistas interessados têm até esta data para registrar seus projetos no Concurso para Circulação de Espetáculos e Oficinas de Música, na Seletiva de Apoio a Projetos de Cinema, Fotografia e Vídeo, no Concurso de Estímulo à Produção de Obras e Exposições de Artes Visuais e no Concurso para Seleção de Projetos de Artes Visuais.

O Concurso para Circulação de Espetáculos e Oficinas de Música premiará 20 projetos. Na categoria ‘apresentação musical’, serão escolhidos espetáculos gratuitos com pelo menos uma hora de duração, realizados em três locais diferentes. Na modalidade ‘oficina de música’, cada proponente deverá executar duas oficinas, com ao menos três horas de duração cada. Todos os projetos devem ser apresentados em locais de fácil acesso ao público, como escolas, parques/praças, instituições, etc.

Na Seletiva de Apoio a Projetos de Cinema Fotografia e Vídeo, serão contempladas atividades audiovisuais que envolvam alguma das três áreas. O edital aceita ações artísticas (festivais, mostras, feiras, produção de filmes, etc.) e ações formativas (oficinas, debates, palestras, seminários, cursos, etc.). Os projetos também devem acontecer em espaços de abrangência pública e gratuitamente.

Na área de artes visuais, dois editais estão na reta final de inscrições: o Concurso de Estímulo à Produção de Obras e Exposições de Artes Visuais selecionará projetos de obras originais, podendo incluir algumas obras produzidas a partir de 2016, desde que a poética seja a mesma, seguida de exposição (não serão aceitas cópias e obras efêmeras). Já o Concurso para Seleção de Projetos de Artes Visuais compreende tanto atividades artísticas (exposições, festivais, etc.), como ações formativas (oficinas, palestras, visitas guiadas, etc.) e ações de divulgação e preservação da memória das Artes Visuais em Ponta Grossa (revistas, produção audiovisual, catálogo, etc.).

Os editais completos, assim como os formulários de inscrição, estão disponíveis no site da Fundação Municipal de Cultura, na aba ‘Agenda Cultural’. Possíveis dúvidas após a leitura do edital podem ser atendidas pelo telefone (42) 3220-1000, ramal 2085.