Correio dos Campos

Prefeitura lança projeto que troca pneu velho por passagem de ônibus

Ao todo são 178 locais que a população pode realizar a troca. Cada pneu da direito a uma vale transporte
4 de setembro de 2019 às 17:33
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), lançou oficialmente nesta quarta-feira (04) o projeto ‘Pneu Velho Ainda Roda’, ação complementar do programa Feira Verde, iniciativa que realiza a troca de material reciclável por alimentos do hortifrúti e passagem de ônibus do transporte coletivo.

Com a oficialização do projeto inédito no Brasil, a partir desta quinta-feira (05) os munícipes podem trocar uma unidade de pneu velho por um bilhete eletrônico no valor vigente da passagem do transporte coletivo urbano de Ponta Grossa. As trocas podem ser realizadas em qualquer um dos 178 pontos de troca do Feira Verde, basta levar os pneus e o cartão verde de transporte. Não serão aceitos os cartões estudantis e de usuários isentos.

De acordo com o secretário interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, um projeto piloto foi testado no ano passado e arrecadou cerca de dois mil pneus. “Trabalhamos com uma média de 300 pneus arrecadados por mês, mas há ainda muito material no meio ambiente. Ao trocar uma unidade por uma passagem estamos incentivando à conscientização ambiental e a geração de renda para as famílias que trabalham com a reciclagem”, afirma. Todo material recolhido é enviado às quatro associações de catadores de materiais recicláveis que realizam a destinação correta.

Para o prefeito Marcelo Rangel, o projeto tem como intenção diminuir o impacto ambiental e caminhar para a universalização do transporte coletivo. “Os pneus descartados no meio ambiente são ainda um grande problema ambiental e de saúde pública, pois é um local propício para a proliferação de doenças, como a dengue. Com o projeto, a intenção é diminuir essa realidade e ainda ofertar a oportunidade da troca pelo vale transporte, que irá beneficiar uma grande parcela da população que utiliza o serviço”, explica.

Para a troca dos pneus por passagem de ônibus será utilizada a logística do Feira Verde. O calendário completo com os 178 pontos e horários das ações pode ser visualizado aqui.