Correio dos Campos

Sanepar é parceira do Circuito Sustentável Campos Gerais

Evento promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial ocorre de 26 a 30 de agosto
27 de agosto de 2019 às 18:09
Em conjunto com atividade que estimula o uso consciente da água, visitas ao Reservatório Botuquara estão na programação do Circuito. (Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participa em Ponta Grossa, nesta semana, do Circuito Sustentável Campos Gerais. O evento tem como objetivo mobilizar ações ou práticas que inspirem e proporcionem uma visão positiva sobre a sustentabilidade em seus diferentes vértices, reforçando o trabalho que cada organização desempenha e movimentando uma cultura sustentável na sociedade. O Circuito, que segue até sexta-feira (30), é promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada ao sistema Fiep.

A programação do evento traz palestras, uma exposição e o Desafio Atitude Sustentável, que estimula empresas, organizações da sociedade civil, escolas, grupos voluntários e cidadãos a realizarem uma atividade prática ou ações que demonstrem uma atitude sustentável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. As iniciativas farão parte do Relatório de Engajamento dos Campos Gerais para divulgar as boas atitudes de quem faz diferença na comunidade e incentivar hábitos em prol do desenvolvimento da região.

Os ODS foram descritos na Agenda 2030 da ONU para nortear ações visando a erradicação da pobreza e a promoção de uma vida digna para todos. “Para cada um dos 17 ODS a Sanepar contribui de alguma forma, tanto nos serviços que presta à população, quanto como empresa de excelência em suas práticas corporativas”, observa a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar Luciana Garcia.

Educação para a Sustentabilidade – Ao longo da semana, a Sanepar participa do Circuito com ações voltadas à educação socioambiental. Até sexta-feira, alunos das escolas Boas Novas, Medalha Milagrosa, Professora Elzira Correia de Sá e Monteiro Lobato poderão visitar o EcoExpresso Sanepar.

O EcoExpresso é um ônibus adaptado com uma grande maquete, que mostra o caminho percorrido pela água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de efluente tratado, o chamado Ciclo do Rio ao Rio. Nesse trajeto, o visitante conhece os processos realizados pela Sanepar para o tratamento da água e do esgoto. No primeiro semestre deste ano, o EcoExpresso Sanepar percorreu dez municípios na região dos Campos Gerais, totalizando 12,5 mil visitantes.

A Sanepar recebe também, nesta semana, a visita de estudantes dos colégios Boas Novas e Professor Becker e Silva, e de membros do Ministério Melhor Viver, no Espaço de Memória do Reservatório Botuquara. Haverá, ainda, ações internas com empregados de Ponta Grossa e de Irati. Em ação solidária, empregados da Sanepar doaram cerca de 1.000 itens de higiene ao Presídio Hildebrando de Souza.

Na sexta-feira (30), a Companhia participa da Exposição de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental das organizações conselheiras do CPCE, que ocorre no piso térreo do Shopping Palladium. Na exposição, a Sanepar destaca ações ligadas ao ODS 6 – Água Limpa e Saneamento. Mais informações sobre a programação do Circuito Sustentável Campos Gerais estão disponíveis em www.circuitosustentavel.com.br