Correio dos Campos

BRDE e Fomento Paraná fazem explanação para empresários

Linhas de crédito são apresentadas para gerar desenvolvimento para o estado
16 de agosto de 2019 às 14:11
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (15), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu o diretor Administrativo da Agência Parará do BRDE, Wilson Bley Lipski e Jonny Stica, assessor de Mercado da Fomento Paraná, para discorrer sobre linhas de crédito para empresários.

O diretor Administrativo da Agência Parará do BRDE apresentou os serviços de crédito da instituição e comentou que mesmo sendo uma estatal nem sempre é conhecido pelos setores produtivos. Ele comenta que atualmente o setor da agricultura é o que mais obtém operações de crédito com o BRDE, mas o setor de inovação também cresce. Segundo Lipski, o banco está se dedicando a inovação tanto com startups, mas também para industrias se aprimorarem para ganhar em escala e em produtividade, por exemplo, mas que outras áreas também procuram de maneira crescente o BRDE. “Ideia é fazer o banco se aproximar e contar nossa realidade e ficar mais próximo das comunidades, conhecendo a realidade dos municípios. Criar e customizar linhas de credito que sejam as melhores para o Paraná ter um maior desenvolvimento econômico”, disse Lipski, salientando que após a palestra, foram sanadas dúvidas dos empresários presentes.

Stica comenta que a Fomento, assim como o BRDE, como instituições financeiras de desenvolvimento ligadas ao Estado do Paraná, financiam a longo prazo e juros baixos o desenvolvimentos de negócios, desde linhas de energias renováveis com juros a partir de 0.33% ao mês, passando por investimento em obras, mobiliário e equipamentos, e inclusive capital de giro, agora com taxas mais baixas por conta da equalização de juros crescente, determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O objetivo final é estimular a geração de emprego e renda, através de um sistema paranaense de Fomento, integrado pelo BRDE, Fomento e pela Invest Paraná”, explica.

Além disso, Stica salientou que se o empresário precisar de investimento para empreender, a Fomento conta com o microcrédito facilitado até R$ 20 mil, e também pode financiar até R$ 1,5 milhão diretamente na parceria com associações comercias (correspondentes). Valores maiores muitas vezes viabilizados em parceria com o BRDE, que além de atuar num ticket mais alto, também tem um foco mais ao agronegócio. “Basicamente operamos com linhas parecidas do BRDE, no caso da energia solar, se for para o próprio comercio pode ser feito junto a Fomento Paraná, agora se já for uma usina solar de maior porte é indicado a parceria com o BRDE. O importante é os empreendedores e empresários saberem que podem contar com um sistema solido de financiamento.”, salienta o assessor.