Correio dos Campos

Estreia do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa encanta o público

Espetáculo segue em cartaz até sexta-feira, 16
15 de agosto de 2019 às 18:52
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A plateia que presenciou a primeira noite da peça ‘Shakespeare – Paixão e Poesia’ aplaudiu em pé a estreia do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa na noite desta quarta-feira, 14, no Cine-Teatro Ópera. Em 90 minutos de espetáculo, o público – mais de 400 pessoas – pode conhecer um pouco mais sobre aquele que é considerado o maior dramaturgo da história, em uma encenação escrita e dirigida por Edson Bueno e que teve 15 atores e atrizes no palco.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt, que também estava presente na plateia, disse que saiu emocionada. “Ponta Grossa mais uma vez é pioneira no incentivo à cultura! A estreia do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, mantido pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura, foi extraordinária”, destacou ela, lembrando que a proposta de um grupo mantido pelo Governo Municipal por meio de bolsas de estudos é uma iniciativa inédita no Brasil. “Esta conquista é um sonho de uma vida, que se transformou em uma feliz realidade. Ponta Grossa, além de ser musical, é teatral”, disse, parabenizando o elenco, direção e técnicos pela qualidade do espetáculo.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, a estreia do Grupo de Teatro, além de ser um marco na história das artes cênicas, mostrou a força do teatro em Ponta Grossa. “Espetáculo altamente profissional, somente com atores e técnicos da cidade, com grande energia e determinação. Ao final, o público aplaudiu em pé o trabalho apresentado, comprovando a qualidade do grupo. Desde a década de 70, o teatro ocupa um lugar de destaque na cultura ponta-grossense e esta estreia reforça a identidade cultural da cidade”, afirmou. A partir de agora, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, mantém quatro corpos artísticos, que somam mais de 170 alunos-bolsistas: o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, a Orquestra Sinfônica, o Coro Cidade de Ponta Grossa e a Banda-Escola Lyra dos Campos.

Perla Cristiane Enviy, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação, afirma que a noite foi um momento de muitas emoções para os mais de 60 alunos que acompanharam a peça. “Alunos e professores da EJA saíram emocionados com a maravilhosa oportunidade que tiveram. Fico agradecida por estar com eles nessa noite e vivenciar o encantamento nos olhos de cada um. Foi um show de emoções em um momento ímpar”, reforça.

A peça conta a história de William Shakespeare de forma revisitada. Não se trata nem de uma biografia, nem da encenação de um dos textos do escritor inglês. Sob direção de Edson Bueno, um dos maiores nomes do teatro paranaense, o espetáculo continua em cartaz até esta sexta-feira, 16, às 20h. Os ingressos podem ser trocados por uma lata ou pacote de leite em pó (400g) no hall do teatro na hora do espetáculo.