Correio dos Campos

Acadêmicos da UniSecal visitam Bolsa de Valores em São Paulo

Atividade teve quatro momentos: Cinema 3D, palestra, simulação de compra de ações e visita sensorial no 'Centro de Memória'
13 de agosto de 2019 às 12:27
Desde o primeiro período, os alunos da UniSecal têm atividades práticas na graduação. (Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Com a promoção de projetos de extensão, visitas técnicas a instituições e/ou lugares, entre outros exercícios, os alunos da UniSecal, desde o 1º período, aprendem tanto na prática, como na teoria. Desta forma, em 26 de julho, os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos visitaram a Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP). A atividade teve como objetivo relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula, com o que é realizado na B3. Os estudantes participaram de palestras, simulações, visitas, entre outras práticas.

Coordenados pelos professores Midhiã Pequena de Souza e Nilson César Bueno, os alunos iniciaram a ‘Visita Técnica’ no ‘Cinema 3D’. No ambiente foi projetado um filme sobre o funcionamento da bolsa, o papel dos Corretores Membros e o mercado de ações. Em seguida, eles receberam uma palestra sobre o ‘Mercado de Ações e Futuros’.

Na sequência da atividade, que tem a duração de 2h, os acadêmicos participaram de uma ‘Simulação de compra de ações’, onde puderam conferir como as Corretoras enviam a ordem de compra ou venda de ações, e como os negócios são finalizados no sistema eletrônico da Bovespa. E, por fim, os estudantes passaram pelo ‘Centro de Memória’, local destinado a apresentar, em uma experiência sensorial com recursos de áudio e vídeo, a história da Bolsa de Valores, das Corretoras e do Mercado de Ações.

De acordo com a professora responsável pela visita, Tanise Pereira Barreto Zadra, conhecer como funciona a B3 é necessário para entender o universo dos mercados de capitais. “Os estudos financeiros somente são possíveis a partir de um entendimento de todos os mercados do Sistema Financeiro Nacional e, para isso, conhecer a estrutura onde se desenvolve o Mercado de Capitais no Brasil, é de suma importância para a formação do profissional”, explica a docente.

Acadêmicos aprovam visita

A ‘Visita Técnica’ proporcionou aos acadêmicos visualizar como as disciplinas de Mercado de Capitais, Contabilidade Bancária e Governança Corporativa, estudadas em sala de aula, são colocadas em prática na profissão. Para a aluna do 8º período de Contábeis, Ana Carolina Gioppo de Oliveira, visitar a Bolsa de Valores propôs ideias sobre como explorar novas opções de investimentos. “Renda fixa, renda variável, fundos imobiliários, fundos de investimentos e outras possibilidades de ganho de capital, tanto de curto, como em longo prazo. Além disso, a visita expandiu a ideia de que é possível planejar com qualidade a nossa saúde financeira, mesmo frente ao cenário econômico atual”, comenta a futura contadora.

Segundo Taiza Koziel Neves, acadêmica do 6º período de Contábeis, a visita também trouxe uma nova visão sobre a B3. “A atividade foi bem produtiva. Foi meu primeiro contato com a Bolsa de Valores e, quando se fala nela, vem em mente que é ali que ocorrem os investimentos. Mas, na verdade, quem auxilia e faz as ações acontecerem são os corretores que estão cadastrados na bolsa”, finaliza Neves.