Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa revitaliza Av. München para o aniversário da cidade

Trecho da via no Centro de Ponta Grossa terá trocas de iluminação, calçada, meio-fio e asfalto
1 de agosto de 2019 às 15:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou a revitalização da Avenida München, no Centro da cidade. O trabalho de recuperação tem previsão para ser concluído em até 20 dias. A intenção é entregá-la como parte do pacote de ações executadas pelo poder executivo em alusão ao aniversário de 196 anos de Ponta Grossa, comemorado em 15 de setembro.

Os trabalhos foram acompanhados de perto nesta quinta-feira (1) pela prefeita em exercício Elizabeth Schmidt, que está à frente do Município até 4 de agosto. O secretário de Obras, Márcio Ferreira, também esteve presente na ação.
A revitalização acontece depois da mudança do sentido da via, praticada pela prefeitura de Ponta Grossa desde abril de 2019.

“Fiz questão de estar aqui valorizando o trabalho. Como mudou o sentido da rua, seria preciso uma revitalização, e por ser uma via no coração da cidade, a intenção é que fique bem apresentada para quem passar por aqui. Penso que uma visita ao canteiro de obras dá um bom ânimo aos trabalhadores”, declarou a prefeita em exercício.

Atualmente, os homens trabalham na recuperação do calçamento às margens da avenida. As obras ainda contemplam paisagismo, troca de iluminação, revitalização de meio-fio, recapeamento do asfalto e pintura. A principal novidade será a instalação de grades para dar mais segurança aos pedestres durante caminhadas na calçada em razão do fluxo intenso de veículos.

A revitalização estava prevista no cronograma de ações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Ponta Grossa. É a primeira recuperação do tipo na Avenida München nos últimos 20 anos.

“É uma avenida utilizada por diversas famílias, jovens, tem um comércio forte e fica em frente à universidade, então por isso também a via entrou no nosso cronograma. Vamos entregá-la para o aniversário da cidade ou até antes. Destaco que, como algum motorista eventualmente pode se distrair e subir a calçada, com as grades, os pedestres ficarão mais seguros. Tudo isso também demonstra uma valorização ao comércio e aos residentes do trecho”, frisou o secretário Márcio Ferreira.

Outra mudança tem relação com o portal que fica na esquina da rua Barão de Cerro Azul. Ele será transferido para o cruzamento com a rua Riachuelo. Os trabalhos na Avenida München compreendem o trecho das referidas vias transversais. Além da secretaria de Obras, também participam da revitalização a Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Companhia Pontragrossense de Serviços Públicos (CPS) e Secretaria de Meio Ambiente.