Correio dos Campos

Equipes das Unidades de Saúde recebem treinamento sobre imunização de gestantes

Agente comunitários de saúde, de endemias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem puderam tirar dúvidas e aprimorar os conhecimentos
1 de agosto de 2019 às 15:35
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – As vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam. Dentro desta temática a Fundação Municipal de Saúde (FMS), com apoio da empresa de vacina GSK, realizou uma capacitação para mais de 600 funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o foco na imunização gestacional.

“Os benefícios das vacinas em uma gestação são em dose dupla, pois está ligado a proteção da mulher grávida, defendendo-a de doenças e complicações durante a gestação, e a proteção do feto, recém-nascido e/ou lactente, beneficiando-o com anticorpos para que possa resistir a infecções por consequência da baixa resistência do sistema imunológico”, explica a enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian.

O treinamento acorreu em dois dias, iniciou ontem (31) e encerrou na tarde de hoje (1). Os participantes foram divididos em quatro grupos, onde dois deles receberam as orientações em cada dia de evento. Agente comunitários de saúde, de endemias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem puderam tirar dúvidas e aprimorar os conhecimentos. “Este encontro reforça a gestão de toda a equipe sobre a imunização de gestantes, também os empodera para o enfrentamento dos mitos que afastam a pessoas da vacinação”, destaca Daniele.

A atividade contou com uma palestra da pediatra Drª Helena Ávila e posteriormente com a atualização do calendário vacinal, com informações trazidas pelo enfermeiro Thiago Bueno, funcionário do setor de imunização municipal.