Correio dos Campos

Projeto Antares comemora aprovações no vestibular

Iniciativa mantida por empresários potencializa futuro de jovens
31 de julho de 2019 às 18:10
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSOIAS – Estudantes do ensino médio, participantes do Projeto Antares da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) comemoraram na tarde desta quarta-feira (31) a aprovação no Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Dos 10 que prestaram vestibular, seis foram aprovados e quatro ficaram em lista de espera, sendo o melhor resultado dos participantes do projeto até o momento.

Elizane Veronica Pereira dos Santos foi aprovada em 1º lugar no curso de Engenheira de Alimentos. Com 18 anos, ela cursa atualmente o último ano do ensino Técnico em Alimentos e comemora a 2ª aprovação no mesmo curso, considerando que no Vestibular de Verão também foi bem-sucedida na seleção, ficando também em 1º lugar. Para ela, participar do Projeto Antares é um reforço do que se aprende da escola e um complemento em outros assuntos cobrados no vestibular. “O Antares nos prepara para o vestibular com o conteúdo correto. Além disso, aprendi a ter disciplina para estudar além de assistir as aulas”, conta a estudante.

Ruan Ribeiro de Lima também comemora a aprovação no vestibular. O estudante ficou em segundo lugar no curso de Licenciatura em Geografia. Segundo ele, participar do Projeto Antares ajudou bastante para o êxito no ingresso ao ensino superior. “Sempre fui um aluno muito rebelde e o Antares conseguiu me colocar nos eixos. Fui bem instruído pelos professores, chegava na escola sabendo o conteúdo antes e até auxiliando os meus colegas de escola”, conta Lima.

Para a coordenadora do Projeto Antares, a pedagoga Fabiane Somer, o sucesso dos participantes demonstra a seriedade da iniciativa que é gratuita para os estudantes e custeada por empresários. “Atualmente, contamos com cerca 80 estudantes participando do projeto. A iniciativa acontece em módulos anuais, três vezes na semana, e oferece aulas em contra turno ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos, os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem e Cidadania.”, conta Fabiane, que salienta que a próxima seleção para o projeto antares acontece no final deste ano.

Antarianos aprovados no vestibular da UEPG:

ELIZANE VERÔNICA PEREIRA DOS SANTOS – Engenharia de Alimentos – 1º lugar
KALYANE A. GASPARETTO – Engenharia Civil – 7º lugar
MAIARA FERNANDA CRIME – Ciências Contábeis – 2º lugar
MARIA ISABELE CRUZ – Turismo – 3º lugar
RITA APARECIDA GUEREM PINHEIRO DO PRADO – Administração – 10º lugar
RUAN RIBEIRO DE LIMA – Geografia licenciatura – 2º lugar