Correio dos Campos

Exposição ‘Faces de Sant’Ana’ será aberta nesta quinta

Centro de Cultura abrirá no feriado para visitação
25 de julho de 2019 às 10:29
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Nesta quinta-feira, 25, será realizada no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa a abertura da exposição coletiva ‘Faces de Sant’Ana’. As obras estarão expostas partir das 19h, na Galeria João Pilarski (1° andar do Centro de Cultura). A exposição, que tem entrada gratuita, reúne trabalhos de 21 artistas da região dos Campos Gerais, das mais variadas vertentes e gerações, com obras em tela que retratam Nossa Senhora Sant’Ana, padroeira de Ponta Grossa.

A ação, realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e com apoio da Diocese de Ponta Grossa, abre a agenda de atividades em comemoração aos 200 anos da instalação da capela em homenagem à Senhora Sant’Ana – e, por consequência, da sede da Freguesia de Ponta Grossa – que será celebrada em 15 de setembro de 2023.

Mariângela Digiovanni, curadora da exposição, destaca a importância da arte religiosa ao redor do mundo e no Brasil. “Por muito tempo esse tipo de arte foi responsável por registrar os costumes, pensamentos e crenças de homens e mulheres, deixando um rico legado em museus e igrejas mundo afora. O Brasil, com Aleijadinho e outros mestres, também teve essa experiência que nos fez conhecer e respeitar tantos artistas que conseguiram muito bem expressar o que sentimos e imaginamos”, descreve. Mariângela também conta que a exposição foi criada para trazer esse mesmo objetivo artístico para o contexto local. “O belo aqui se faz presente para lembrar o apreciador que vivemos em busca de algo maior que nossa existência. Porém essa construção se faz no presente – no aqui e no agora,” completa.

Participam da exposição os artistas Andreia Spanholi, Cleide Nostre, Deborah Brückmann, Delmy Kapp, Diego Divardin, Itamar Gonçalves, Ivone Lima, Lenita Stark, Leonardo Autuori, Lucilena Alves, Marga Cominato, Marcelo Schnitzler, Mariângela Digiovanni, Pilarska, Nelson Silva Júnior, Neuci Martins, Rosane Santos, Saulo Pfeiffer, Silvana Passos, Solange Leminski e Tatá Tótis.

A exposição Faces de Sant’Ana permanecerá aberta para visitação no Centro de Cultura até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No feriado desta sexta-feira, 26 de julho, Dia da Padroeira Sant’Ana, o espaço abrirá das 9h às 17h para visitação.