Correio dos Campos

Festival de Música terá 10 apresentações na rua

24 de julho de 2019 às 13:08

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Os acordes do 11º Festival de Música de Ponta Grossa irão se espalhar pela cidade entre os dias 2 e 11 de agosto. Ao todo serão 10 apresentações gratuitas em espaços alternativos, além de outras 19 em instituições e escolas para público dirigido. A proposta da Prefeitura de Ponta Grossa e da Fundação Municipal de Cultura é levar as atividades cada vez mais perto da população.

Entre as atrações do Circuito Música na Rua estão A Banda de um Homem Só (Curitiba/PR), Trovadores Celtas (Ponta Grossa/PR), Quinteto BrassUka (São Paulo/SP) e Jazz Cigano Quinteto (Curitiba/PR). Já no primeiro dia do Festival de Música, 02 de agosto, A banda de um Homem Só estará no Calçadão em dois horários (11h30 e 18h), e no sábado, 03 de agosto, às 12h, no Terminal Central. No domingo será a vez da banda ponta-grossense Trovadores Celtas tocar às 17h30 na Praça do Pôr do Sol (atrás do Premium Vila Velha Hotel).

No dia 07 de agosto, quarta-feira, o Quinteto BrassUka irá passar pelo hall do prédio da Prefeitura, às 15h30, e no Calçadão, às 18h30. No dia seguinte, 08 de agosto, estará em Ponta Grosa o Jazz Cigano Quinteto, que se apresenta às 11h30 no Calçadão. A programação de Música na Rua encerra na sexta-feira, 09 de agosto, com Trovadores Celtas às 12h no Calçadão, às 15h30 no hall da Prefeitura e às 18h30 na Rodoviária. Todas as apresentações serão gratuitas. A agenda completa do 11ª Festival de Música de Ponta Grossa está disponível no http://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/festivaldemusica, bem como nas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, no site da Prefeitura de Ponta Grossa (aba ‘Agenda Cultural’) e no aplicativo Cultura Paraná.

Conheça as atrações

A Banda de um Homem Só (Curitiba/PR) é focada no antigo Blues do Delta do Mississippi. Nos shows, Davi Henn – o homem-banda – toca até quatro instrumentos ao mesmo tempo, a maioria deles construídos em casa. O músico começou a tocar aos 13 anos e em 2011 já tocava blues nos bares na capital paranaense. Em 2013, Davi decidiu levar a música para as ruas de Curitiba e, para que pudesse levar todo o instrumental, criou uma banda inteira tocada só por ele.

A banda ponta-grossense Trovadores Celtas é formada por Augusto Aguieras, Darcio Rundvalt, Luiz Vinícius, Joca de Mandril e Willian Silva e toca músicas nórdicas. O grupo, formado em 2014, participou do circuito de Música na Rua do 10º Festival de Música de Ponta Grossa e em eventos como a Feira Gastronômica de PG e I Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí.

O Quinteto BassUka (São Paulo/SP), formado por trompa, tuba, trompetes e trombone, surgiu em 2011 com cinco amigos de longa data que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos instrumentos de metais. O repertório do quinteto é bastante extenso: contém obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde músicas tradicionais de diversas culturas até compositores contemporâneos.

O grupo Jazz Cigano Quinteto (Curitiba/PR) é uma das maiores referências atuais no jazz brasileiro. Formado por Lucas Miranda (violão), Mateus Azevedo (bateria), Vinícius Araújo (violão), Wagner Bennert (contrabaixo acústico) e John Theo (violino), o quinteto já participou de eventos como o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes/MG, Festival de Jazz Manouche, de Piracicaba/SP, e Festival BB Seguridade de Blues e Jazz.