Correio dos Campos

PG apresenta política de incentivo ao empreendedorismo

Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação recebeu comitiva do Sebrae Pato Branco e apresentou ações desenvolvidas em PG
23 de julho de 2019 às 17:50
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – No início desta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu a comitiva regional do Sebrae de Pato Branco. O objetivo do encontro foi apresentar detalhadamente os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria Municipal da Fazenda. Na reunião, foi discutido ainda sobre estratégias de políticas públicas ao empreendedorismo e a ferramenta Sala Digital, que tornou Ponta Grossa referência nacional por meio da premiação Prefeito Empreendedor, conquistada em junho deste ano pelo prefeito Marcelo Rangel.

A estruturação foi apresentada cronologicamente, desde 2013, quando os trabalhos foram iniciados pela gestão, passando pelo desenvolvimento de todas as políticas públicas de inclusão social, a criação da Sala do Empreendedor Digital e mais recentemente a descentralização dos serviços, que passaram a ser ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

“A Sala Digital é apenas uma das ferramentas de políticas públicas de apoio desenvolvidas desde o início dos trabalhos. Mostramos toda a nossa estruturação, até a recente institucionalização da Sala do Empreendedor dentro dos CRAS, que busca dar acesso e direitos a todos os cidadãos independentemente de classe social”, explica a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani.

Atualmente, Ponta Grossa já possui quase 15 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), o que corresponde a mais de 30% das empresas ativas no município. A Sala do Empreendedor Digital, um portal de convergência que reúne os principais serviços utilizados pelos MEIs, já conta com mais de seis mil usuários contínuos, inclusive, de outros municípios e estados.

“Concluímos que o modelo de Ponta Grossa é extremamente exitoso, com objetivos e estratégias de políticas públicas bem delineadas e definidas. Nos reuniremos com os responsáveis na cidade de Pato Branco para debater e expor nossas impressões, afim de resolver as demandas do MEI, que cada vez vem crescendo mais e se tornando mais importante”, afirma o Gerente Regional Sul SEBRAE/PR de Pato Branco, César Giovani Colini.

O próximo encontro, com objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Grossa e aplicar as referências em outros municípios, acontece em 7 de agosto, com a comitiva do Sebrae de Maringá.

“Trocas de experiências como estas são muito positivas. Essa procura de outros municípios indica que estamos no caminho certo ao desenvolvermos projetos de incentivo ao empreendedorismo, que hoje representa uma importante parte da economia. Estamos satisfeitos em saber que outras cidades estão se inspirando em nossos projetos para encontrar soluções criativas que facilitem a vida do empreendedor”, destaca o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Além do secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, e da coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, participaram da reunião o gerente regional Sul Sebrae/PR, César Giovani Colini; a gestora do Sebrae Pato Branco, Maria Auirea Mülhamann; o consultor do Sebrae Pato Branco, Claudocir Conceição; a consultora credenciada, Vaniely Cirino; e a consultora do Sebrae Ponta Grossa, Suelen Pedroso.