Correio dos Campos

Aliel conquista recursos para Associação dos Autistas de PG

Deputado indicou R$ 100 mil para a compra de equipamentos e materiais pedagógicos
23 de julho de 2019 às 16:48
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado Aliel Machado (PSB) se reuniu esta semana com o presidente da Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut), José Adilson Borges. O encontro foi no escritório regional do parlamentar em Ponta Grossa. Borges fez questão de agradecer ao deputado pela conquista de recursos para a compra de equipamentos para a instituição. Aliel indicou uma emenda de R$ 100 mil para a Aproaut no orçamento deste ano.

“Fiz questão de agradecer ao deputado. Esse recurso é muito importante para a associação. Temos recursos de convênios, que servem apenas para pagar salários e encargos sociais, então dependemos muito de apoio parlamentar, da destinação de recursos, e também da sociedade civil”, disse Borges.

O autismo é um termo usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecidos como Transtorno do Espectro Au-tista (TEC), que são manifestações que afetam a forma de comunicação, o convívio social e geram um padrão de comportamento específico.

A emenda destinada pelo deputado será utilizada para a aquisição de vários equipamentos e materiais pedagógicos. A Aproaut atende crianças a partir dos 3 anos de idade e também adultos , cumprindo um papel de política social, educacional e de saúde. Hoje são atendidas cerca de 160 pessoas na instituição. Os alunos são atendidos em grupos para incentivar a integração.

“Estive na Aproaut em algumas oportunidades e pude acompanhar de perto o trabalho deles. Sabemos das dificuldades que os pais e os próprios autistas enfrentam, pois até que se chegue ao diagnóstico e ao tratamento tem um caminho a ser percorrido. Mas eles são muito especiais e merecem toda nossa atenção e apoio”, ressaltou Aliel.

De acordo com o presidente, o diagnóstico é feito por um especialista, que depois encaminha a pessoa de forma gratuita à instituição, considerando o número de vagas disponíveis.

Programa de Atenção ao Autismo

No ano passado, Aliel participou da criação do Programa de Atenção ao Au-tismo, promovido pela então governadora do Paraná Cida Borghetti. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde o programa prevê a capacitação internacional dos profissionais da Rede Pública do Paraná, de pais e cuidadores, cadastro da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a realização do censo.