Correio dos Campos

Prefeitura inicia seleção de estagiários que irão para República Tcheca

Previsão de início da colaboração entre PMPG, embaixada e empresas tchecas é no início de setembro
12 de julho de 2019 às 06:25
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), promoveu uma reunião com as Instituições de Ensino Superior do município para iniciar o processo de seleção dos estagiários ponta-grossenses que realizarão estágio de um ano na Tatra Motors e na Brano Group, na República Tcheca. O acordo firmado ontem (10) entre Prefeitura, representantes das empresas e a embaixadora do país no Brasil, beneficiará 20 estudantes matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Participaram da reunião o Procurador Geral do Município, João Paulo Deschk e representantes da SMICQP, da Sala de Qualificação Profissional e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unicesumar e Unopar. Durante o encontro foi criada uma comissão que tratará das garantias dos estudantes, como convênios e seguros.

Durante a reunião foram definidos os requisitos mínimos para os estudantes participarem da seleção, conforme exigências das empresas contratantes. Além de estarem matriculados nos cursos de engenharia Mecânica e Elétrica, os candidatos precisam de fluência no idioma inglês. Uma das etapas da seleção, inclusive, será realizada integralmente no idioma.

De acordo com o secretário da SMICQP, José Loureiro, os interessados deverão procurar os respectivos coordenadores de cursos de cada instituição de ensino até a próxima terça-feira (16), para que os currículos dos candidatos sejam encaminhados à Sala de Qualificação Profissional da SMICQP, órgão municipal que realizará o processo seletivo. Segundo Loureiro, depois de escolhidos, os estudantes participarão de uma imersão de trinta dias para qualificação no idioma. A previsão de início do estágio internacional é para o início do mês de setembro.

A diretoria da Sala de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, reforça ainda que os 20 estagiários selecionados para o Programa de Qualificação Internacional (PQI) não terão qualquer custo durante o aperfeiçoamento. “As passagens aéreas de ida e retorno serão custeadas pela Prefeitura de Ponta Grossa, e gastos como moradia e alimentação ficam a cargo das empresas contratantes. Além disso, os estudantes receberão bolsa estágio durante todo o período de vigência do contrato”, explica.