Correio dos Campos

AMTT inicia vistoria anual da frota do transporte coletivo

10 de julho de 2019 às 19:47
(Divulgação/PMPG)

Josué Teixeira/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) iniciou, nesta semana, a vistoria anual da frota utilizada no sistema de transporte coletivo do município. A medida, de acordo com o Departamento de Transportes (Detra) do órgão, faz parte dos dispositivos contidos na Lei Municipal nº 7018/2002 – Lei do Transporte Coletivo – e tem como objetivo verificar as condições dos ônibus que atendem a população diariamente em Ponta Grossa, analisando diversos itens, tais como lacres, roletas, elevadores, campainhas, etc -.

“Estamos realizando gradativamente a inspeção de todos os ônibus que operam em mais de 100 linhas do transporte coletivo da cidade. A expectativa é de que o trabalho, incluindo a aferição de alguns dispositivos pelo Inmetro seja concluído ainda nas próximas semanas,”, explica o chefe de fiscalização viária da AMTT, Luiz Eduardo Lemes.

Segundo a diretora do Detra, Rosana Cruz, o processo de vistoria permite atestar a capacidade de circulação e a qualidade da frota oferecida à população. Ela também explica que, uma vez identificada a necessidade de melhorias ou a manutenção em alguns dos ônibus, a liberação acontece somente após a conclusão dos ajustes. “Nós realizamos a verificação dos ônibus semanalmente, mas a vistoria anual é um processo mais amplo, onde acabam sendo exigidos laudos técnicos e a verificação de uma grande quantidade de itens por parte das nossas equipes. Entre esses pontos, temos a fiscalização de giros de roleta por amostragem, de lacres, garantido que os veículos que circulam pelo município estejam em plenas condições de atenderem aos cidadãos”, declara.