Correio dos Campos

Com investimento de R$ 1,1 milhão, Samu recebe cinco novas ambulâncias

Veículos farão parte da regionalização do serviço
8 de julho de 2019 às 19:21
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta segunda-feira (8) o prefeito Marcelo Rangel entregou cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa. Os veículos foram repassados pelo Ministério da Saúde para compor a estrutura do Samu Regional. As ambulâncias já estão equipadas, sendo três básicas e duas avançadas, que somam mais de R$ 1,1 milhão em investimentos.

O Samu Regional tem previsão para iniciar as atividades no segundo semestre de 2019, para isso é necessário que os munícipios fechem convenio através do Consórcio Intermunicipal do Samu (CimSamu). “Nossa intenção é que nos próximos meses já estejamos com tudo encaminhado para poder começar os atendimentos regionalizados. Hoje contamos com nove cidades (Ponta Grossa, Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí, São João do Triunfo, Imbaú, Curiúva, Telêmaco Borba e Ortigueira) com os termos já assinados, bastando apenas construir e adequar as bases em seus municípios”, destaca o diretor do CimSamu, Jaime Nogueira.

Ponta Grossa é a única cidade que está com toda a estrutura e equipamentos adequados, e passará a regular 568 mil habitantes das regiões que estão com os contratos assinados. “Após, e se todos os 28 municípios participarem, poderemos chegar a regular cerca de 1 milhão de habitantes” completa Nogueira.

O Samu da cidade já passou por reformas e adequações, estando pronto para operacionalizar as atividades regionais. “Nosso munícipio ficará responsável por direcionar da melhor forma os atendimentos. Quando algum cidadão entrar em contato com o Samu solicitando uma equipe, seremos nós que encaminharemos as ambulâncias até o local”, diz Marcelo Rangel.