Correio dos Campos

Torneio movimenta juventude legionária

Bispo dom Sergio abre as disputas, no próximo sábado
3 de julho de 2019 às 18:47
O basquetebol foi substituído pelo bola ao cesto, nesta edição. (Arquivo Sejule Senatus Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria da Juventude Legionária/Senatus Ponta Grossa está com as inscrições abertas para o II Torneio Um Exército em Ordem de Batalha, que vai acontecer no próximo sábado (13), no colégio Sant’Ana, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa. As inscrições custam R$ 10. Os jovens e adolescentes podem ser inscrever, em grupos ou individualmente, no futebol society, voleibol, corrida e lances livres (bola ao cesto). As disputas vão ser divididas por em faixas etárias: de 10 a 13 anos; de 14 a 16 anos; de 17 19, e de 20 a 27 anos. A premiação será em troféus e medalhas.

A coordenadora da Juventude Legionária do Paraná e Santa Catarina, Simone da Cruz Gonçalves, explica que a ideia foi reunir, neste período de férias, legionários e integrantes de grupos de jovens, coroinhas, acólitos, membros da liturgia, da Catequese em um momento saudável de lazer. “Este ano, ampliamos, incluindo também adolescentes. Queremos movimentar a juventude e também uni-la em oração, fazer com que venham meditar uma música cristã, de um banda cristã com letras que falem de Deus, de Maria, e levem a um aprofundamento espiritual”, argumenta. Simone destaca que a intenção é, igualmente, conhecer a juventude legionária. “Muita gente pensa que a Legião de Maria é composta por pessoas mais velhas, idosas. Mas, não. A Legião de Maria é um movimento que se inicia muito cedo. A pessoa pode começar legionária com dez ano e morrer legionária”, acrescenta.

De acordo com a coordenadora, trata-se de um movimento internacional e muito amplo. “Queremos que os jovens venham conhecer um pouco mais da Legião e da Juventude Legionária e se sintam chamados a procurar o grupo, a formar novos grupos de jovens legionários”, enfatiza. O primeiro torneio esportivo aconteceu ano passado e reuniu cerca de 400 jovens, não só de Ponta Grossa, mas de Guarapuava e São José dos Pinhais. A expectativa é envolver perto de 500 participantes, em equipes masculinas, femininas e mistas.

Para ter acesso ao local do torneio será preciso estar inscrito, estar inserido dentro de uma paróquia e, no caso de menores, vir acompanhado de um adulto. Além dos jogos, haverá show musical com a Banda Libertação, de Guarapuava, e a venda de lanches. O bispo dom Sergio Arthur Braschi fará a abertura oficial do torneio, a uma hora da tarde do sábado

Legião e Juventude

A Legião de Maria festeja cem anos em 2021. A associação católica foi fundada em Dublin, na Irlanda, dia 7 de setembro de 1921, por Frank Duff. O Senatus Assumpta de Ponta Grossa abrange o Paraná e Santa Catarina e é presidido por Flora Demiate .

A Secretaria da Juventude Legionária funciona em Ponta Grossa desde fevereiro de 2014, mas foi oficializado somente em janeiro do ano passado. Além de reuniões semanais, a Juventude Legionária realiza visitas a hospitais, atividades de animação, retiros e ações de integração com jogos, brincadeiras, oração, como o ‘Integra Jule’.