Correio dos Campos

Greve dos Professores da UEPG promove Seminário sobre minuta da Lei Geral das Universidades

1 de julho de 2019 às 18:41

COM ASSESSORIAS – A Coordenação da Greve dos Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizará nesta terça-feira, 02, e quarta-feira, 03, o Seminário sobre a Minuta da Lei Geral das Universidades (LGU). O evento será no Auditório do PDE, no campus Uvaranas da UEPG, e terá estudos da minuta da LGU, proposta pela Superintendência de Ciências e Tecnologia (SETI) do Governo Ratinho Junior (PSD), em diversas frentes. Três grupos analisarão os impactos da referida Lei, caso aprovada: no ensino, pesquisa e extensão; privatização das Universidades Estaduais; e precarização das atividades docentes no ensino superior.

Marcelo Ubiali Ferracioli, presidente do SINDUEPG (Sindicato dos Docentes da UEPG), explica que a minuta está em tramitação dentro dos órgãos colegiados das Universidades, para avaliação. “Como é um documento complexo, foi necessário criar uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa se familiarizar e entender seus efeitos nefastos à autonomia da Universidade e, desta forma, reforçar o rechaço à proposta, conforme a posição tomada na assembleia dos professores”, detalha.

Ferracioli salienta que a minuta da LGU “visa gerir as Universidades estaduais do Paraná em diversos aspectos, incluindo o financeiro e de recursos humanos”. Como representante da Coordenação da Greve dos Professores da UEPG, ele avalia que a LGU traz prejuízos à Universidade e é necessário esclarecer o tema à comunidade. “É bastante problemática, porque abre possibilidades de privatização da Universidade. Ao invés de aumentar a autonomia universitária, limita. Cria parâmetros completamente descabidos para a realidade dos cursos e, na nossa avaliação, deve ser rechaçada em sua íntegra”, destaca.

As atividades acontecem também a partir das 14h desta terça-feira. No final da tarde, será realizada a plenária coletiva e criação de comissão para elaboração de um documento final sobre a LGU. A plenária contará com a presença do deputado Estadual (PT), que abordará os impactos da proposta às Universidades Públicas do Paraná, considerando ainda o Projeto de Lei Complementar número 04, de autoria do Governo Ratinho Junior, que prevê o congelamento da folha de pagamento de todo funcionalismo público por 20 anos, incluindo saúde, educação e segurança.

O Seminário acontece também na quarta-feira, 03, com o Painel sobre a minuta da LGU, com a presença de deputados estaduais para análise sobre os impactos da proposta do Governo para as Universidades Estaduais do Paraná. O Painel de quarta-feira será realizado às 19h, no Auditório do PDE, no Campus Uvaranas da UEPG.

O Seminário da Minuta sobre a LGU é uma atividade da greve dos professores da UEPG e aberto à comunidade universitária e toda sociedade.