Correio dos Campos

Polícia Civil elucidou mais de 80% dos casos de homicídios em PG

Delegado revela como é feita a investigação dos crimes na cidade
25 de junho de 2019 às 19:30
(Diário dos Campos)

Por Melissa Eichelbaun
para o Correio dos Campos

 

Na quarta reportagem da série ‘Civil em Ação’, vamos mostrar que o setor de homicídios da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa elucidou 84% das mortes registradas na cidade no primeiro quadrimestre do ano. Ao todo, 14 dos 16 homicídios que ocorreram em quatro meses já foram elucidados pelas equipes policiais.

De acordo com o delegado Jairo Duarte, que é responsável pelo setor de homicídios, a cidade mantém uma taxa de elucidação bem alta. “É uma das taxas mais altas do Paraná e queremos manter esse número. Temos equipes competentes trabalhando nesse setor e assim conseguimos elucidar os casos e até mesmo realizarmos prisões em flagrante”, explica.

Duarte destaca que as primeiras horas após o crime são essenciais para resolver o caso de homicídio. “Os policiais coletam dados da cena do crime, falam com testemunhas e além disso, nossos peritos nos ajudam a entender de que forma ocorreu aquela morte. Assim no primeiro momento coletamos todas as informações possíveis para achar o autor do homicídio”, revela.

Uma das mortes que mais chocou os ponta-grossenses foi o feminicídio de Lidiane Oliveira, que ocorreu no dia 10 de março desse ano. As equipes da PC acompanharam o caso e prenderam o namorado da vítima como autor confesso do crime. A jovem foi morta com várias facadas pelo corpo na mesma oportunidade em que o rapaz ainda tentou matar a mãe da namorada, segundo as investigações.

O delegado ressalta que não existe um tempo médio para a resolução de um homicídio. “Vai depender da complexidade de cada caso. Existem algumas situações onde conseguimos resolver rapidamente, enquanto outras dependem de exames periciais mais detalhados ou de testemunhas chaves. Por isso a importância de coletar as informações logo depois da morte, para termos o máximo de evidências e respostas sobre o ocorrido”, esclarece.

Perfil

Duarte conta que a maioria dos homicídios tem relação com outro crime. “Geralmente são pessoas que estão já envolvidas no tráfico de drogas ou roubos. Na maioria são homens que matam e homens que morrem. É um perfil comum em cidades de grande e médio porte”, diz.

Região

Somando as 20 cidades que a 13ª SDP atende, o setor de homicídios registrou 31 mortes em quatro meses, número que representa uma queda de 24% no número de mortes registradas no mesmo período do ano passado.

Denúncias

O setor de homicídios de Ponta Grossa disponibiliza um número de whatsapp para que as pessoas possam fazer denúncias sobre os crimes: (42) 9 9807-9691.