Correio dos Campos

Zampieri destaca importância de transparência com diárias

Vereador comemorou regulamentação de proposta que obriga membros do Legislativo a detalhar gastos de viagens e disse que ‘nunca utilizou e nem vai utilizar’ o benefício das diárias.
19 de junho de 2019 às 17:46

COM ASSESSORIAS – O vereador Ricardo Zampieri (PSL) fez questão de destacar a importância da transparência com diárias para o trabalho de fiscalização dos membros da Câmara de Ponta Grossa durante a sessão desta quarta-feira (19) no Legislativo. Ao lado de Stocco, Zampieri foi o autor do projeto de resolução 01/2018, que introduziu o debate sobre o tema na Câmara e acabou vetada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) – que alegou inconstitucionalidade na forma como a proposta foi apresentada. Após a recusa, a Mesa Executiva apresentou um ato semelhante que regulamentou o tema.

Desde a última terça-feira (18), os vereadores e demais servidores da Câmara são obrigados a prestar contas sobre como foi gasto o valor das diárias utilizadas em viagens, além de ter que devolver o dinheiro não utilizado. Para Zampieri, a medida amplia o trabalho de fiscalização dos vereadores. “O parlamentar precisa estar atento nas decisões do Poder Executivo, mas também tem que olhar para a forma como os membros do Legislativo utilizam dinheiro dos cofres públicos. Acredito que o detalhamento dos gastos seja mais uma ferramenta para cumprir com esse dever”, disse.

Na sessão, o vereador também fez questão de ressaltar que nunca utilizou as diárias, já que acredita se tratar de um benefício dispensável. “Acredito que o vereador tem um salário bom e por isso optei por não utilizar diárias. Mas mesmo para aqueles que pensam diferente, é fundamental prestar contas do recurso gasto e devolver o restante”, afirmou. Para o vereador, a medida traz moralidade na aplicação dos recursos públicos.