Correio dos Campos

Stocco comemora decisão que obriga detalhar uso de diárias

Ato da Mesa Executiva obriga que vereadores apresentem notas fiscais de viagens e devolvam dinheiro não utilizado. Stocco é um dos autores de proposta semelhante que acabou rejeitada
18 de junho de 2019 às 17:55
(Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – Um Ato da Câmara de Ponta Grossa publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18) obriga que os vereadores apresentem notas fiscais e devolvam parte do valor das diárias não utilizados durante viagens oficiais. A proposta está dentro de um pacote de medidas que prevê mais transparência nos gastos do Legislativo.

O vereador Geraldo Stocco (Rede) comemorou a decisão da Mesa Executiva da Câmara em alterar a apresentação de gastos. Ao lado de Ricardo Zampieri (PSL), Stocco foi autor de um projeto de resolução (01/2018) que previa a criação de ações bastante semelhantes. A proposta inicial, no entanto, recebeu parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), posição que posteriormente foi acatada em plenário.

“Fico contente em saber que agora os vereadores terão que prestar contas do que é gasto em viagens. Acredito ser um zelo bastante necessário com o dinheiro público, pois a população precisa saber de que forma ele é gasto e com quais objetivos”, destacou o vereador.

Além da apresentação das notas fiscais, o Ato da Câmara também obriga os parlamentares a explicar em plenário qual o motivo da viagem e quais os possíveis resultados dela. “Uma decisão que traz mais transparência ao trabalho dos vereadores. Toda ação é bem-vinda quando o objetivo dela é tornar mais claro aquilo que é feito pela Câmara”, afirmou.