Correio dos Campos

SINDUEPG realiza assembleia para indicativo de greve por tempo indeterminado nesta quarta

18 de junho de 2019 às 17:46
(Rodrigo Czekalski)

COM ASSESSORIAS – O SINDUEPG (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa) realiza nesta quarta-feira, 19 de junho, assembleia geral com ponto de pauta único sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado. A reunião será no Auditório da Engenharia Civil, no Bloco E do Campus Uvaranas da UEPG, com início às 13h30. A segunda chamada acontece às 14h.

“A assembleia desta quarta-feira vai definir o indicativo de greve pelos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste momento, não é a deflagração da greve. O indicativo de greve é o momento em que a categoria define uma provável data para início da greve, que ainda pode ser alterada, caso as negociações das reivindicações não avancem”, explica o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli.

A pauta da assembleia resulta de uma série de reivindicações do SINDUEPG, incluindo a reposição de 17,04% de perdas da inflação desde janeiro de 2016, conforme o DIEESE; o arquivamento do PLC 04/2019, que congela a folha de pagamento de servidores estaduais, impedindo reajustes, prejudicando a carreira e demais direitos destes; e a anuência de concursos já realizados e, também, a abertura de novas vagas. Além disso, os docentes rechaçam a minuta da Lei Geral das Universidades, proposta pela Superintendência de Ciências e Tecnologia (SETI), do Governo Ratinho Junior.

Além da Greve Geral de 14 de junho, o SINDUEPG, no mês passado, apoiou e participou de outras mobilizações. Aderiu à Greve Nacional em Defesa da Educação Pública e da Previdência Social e apoiou o 2º Dia Nacional de Greve em Defesa da Educação Pública, movimento liderado por estudantes. Ainda no mês de maio, foi aprovado pelo Sindicato permanecer em assembleia permanente e o estado de greve, medidas estratégicas que permitem à entidade deflagrar greve a qualquer momento.